Livraria da Folha

 
03/08/2010 - 09h07

"100 Maneiras de Criar Riqueza" oferece dicas para ganhar dinheiro; leia trecho

da Livraria da Folha

Reprodução
Autores sugerem 100 mudanças de atitude para atingir saúde financeira
Autores sugerem 100 mudanças de atitude para atingir saúde financeira

Escrito pelo especialista em pequenos negócios Sam Beckford e pelo consultor Steve Chandler, "100 Maneiras de Criar Riqueza" (Sextante, 2010) se propõe a ensinar os leitores a aumentar seus rendimentos enquanto fazem o que mais gostam.

Para os autores, a saúde financeira é o melhor atalho para realizar os próprios sonhos.

No livro, eles ensinam a adquirir conhecimentos sobre a área em que se quer atuar, desenvolver os próprios talentos, fazer reconhecimento de mercado e como manter o foco nos objetivos.

Beckford e Chandler também resgatam suas próprias histórias pessoais e utilizam exemplos de casos de clientes bem-sucedidos para ensinar os caminhos mais propícios para criar riqueza.

Sam Beckford se tornou milionário como empresário de pequenos negócios. Steve Chandler é instrutor de liderança empresarial e escreveu "Você é o Autor da Sua História" (Sextante), "Reinventando Você" (Novo Século), "50 Maneiras de Criar Bons Relacionamentos" (Novo Século) e "Alegria de Vender" (Novo Século).

A dupla também é autora de "A Psicologia do Sucesso", publicado pela editora Novo Século.

Leia trecho

*

1. Trace uma linha na areia

Todo negócio de sucesso só existe porque alguém tomou uma decisão corajosa.
Peter Drucker

Sam Beckford gosta de contar aos clientes qual foi o momento que definiu o sucesso dos seus empreendimentos e da sua carreira. Aconteceu bem antes de ele ficar conhecido como "o milionário dos pequenos negócios".

O instante preciso se deu num supermercado. Sam e sua mulher estavam pagando pelas compras que tinham acabado de fazer e o cartão de débito dele foi recusado. O funcionário tentou novamente, mas sem sucesso. Ele se ofereceu para tentar pela terceira vez, dizendo:

- Deve haver um problema com o cartão.

Sam disse:

- É, eu sei qual é o problema. Não tem dinheiro na conta.

Ele e a mulher tiveram que sair deixando as compras para trás. Sam sofreu muito quando se viu incapaz de sustentar sua família de maneira digna. Ele conta o que sentiu: "Foi a coisa mais constrangedora e humilhante por que passei, mas no mesmo instante eu disse: 'Isso jamais se repetirá. Estou cansado de não ter dinheiro para pagar minhas despesas.' Aquele dia representou o ponto da virada na minha vida - o momento em que despertei. Sei que foi a partir daí que as coisas mudaram e que eu consegui prosperar."

Hoje Sam relata essa história para pequenos empresários e outros profissionais em sua busca pelo sucesso. Alguns se aproximam dele depois de um seminário e dizem: "Sabe, me identifiquei muito com essa história das compras, pois passei pela mesma situação há duas semanas."
Não tente afastar esse sofrimento. Procure ter consciência do que está lhe faltando, pois só assim você estará concentrado o suficiente para dizer não a essa privação. Trace uma linha na areia, dê um passo para trás e desafie o seu antigo eu a cruzá-la novamente.

Use um momento como esse para tomar uma resolução e diga: "Nunca mais." Há um ponto de virada positivo escondido em todas as coisas, mesmo nas mais desagradáveis. Pessoas como Steve Chandler, que se recuperaram de vícios, em algum momento atingiram o fundo do poço. Quando chegaram ao seu limite, encontraram uma nova força para afirmar:

"Agora chega. Não posso continuar vivendo desta forma. Não me importa o que eu tenha que fazer nem quanto será desconfortável. Vou fazer isso porque esta vida simplesmente acabou."

2. Pergunte-se todo dia: "Por que não eu?"

Para o bem ou para o mal, o conceito de si mesmo determina o seu destino.
Nathaniel Branden

Fazemos aquilo de que acreditamos ser capazes, e nada além disso. Reféns dessa crença limitadora, ficamos estagnados em nossa situação financeira. Em pouco tempo nos pegamos invejando os outros. Criamos uma separação entre nós e as pessoas que invejamos, que aparentemente podem fazer o que não podemos.

No entanto, essa separação é tão superficial que pode ser rompida com facilidade, pois trata-se apenas de um pensamento. Não é real.

Em nossa mente, por uma questão de autodefesa, para termos um álibi que justifique nosso fracasso, dizemos apenas: "A riqueza está tão distante!" Ou pensamos: "Não consigo me imaginar dirigindo um carro desses... fazendo uma viagem dessas... ou colocando os filhos em uma escola dessas... É tão improvável que não vou nem pensar nisso para não ficar frustrado."

Como acreditamos que não podemos fazer, nunca faremos. Os pensamentos são tudo o que temos e ainda assim nós não damos bola para eles.

Muitas pessoas tratam a riqueza e o sucesso como algum tipo de evento externo ligado à sorte. Em outras palavras, elas ignoram o poder da crença e os efeitos que ela exerce sobre nós.

Um de nossos clientes, ao falar sobre um período de sucesso financeiro, costumava dizer: "Fui realmente abençoado."

Certo dia, Steve o questionou: "Você já reparou que só usa o termo 'abençoado' quando se trata de dinheiro? Não acredita que sua vida em si seja uma bênção? Que sua família seja uma bênção? Que o fato de respirar e pensar sejam coisas abençoadas também? E quanto à sua capacidade de ganhar essa riqueza?"

Mas ele estava preso a um padrão mental que o fazia se sentir humilde diante da bênção da riqueza. Ao pensar assim, mantinha o ato de ganhar dinheiro como algo distante. Só uma intervenção divina podia lhe dar isso. Ele não reconhecia a própria participação no processo.

Não se deixe intimidar pelo dinheiro, conferindo a ele um status que não possui. É uma questão de causa e efeito: se você quer enriquecer, é preciso agir.

*

"100 Maneiras de Criar Riqueza"
Autores: Sam Beckford e Steve Chandler
Editora: Sextante
Páginas: 176
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página