Livraria da Folha

 
17/09/2010 - 13h32

"(Sic)" quebra tabu das tiras tradicionais e inova nos personagens e forma de narrar

FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
"Sic" integra movimento que quebrou tabus das tiras tradicionais
"(Sic)" integra movimento que quebrou tabus das tiras tradicionais
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Após o cartunista Laerte quebrar alguns "stablishments" das tiras de quadrinhos, como a necessidade do uso de personagens e temas regulares assim como uma conclusão humorística no último quadro, uma geração de novos cartunistas, impulsionada pela facilidade da internet, seguiu na direção apontada pelo artista, considerado um mestre das HQs curtas.

Orlandeli, que lança neste mês o livro "(Sic)" (Conrad, 2010), é uma dos grandes exemplos desse movimento, nomeado pelo jornalista e pesquisador de quadrinhos Paulo Ramos (autor de "A Leitura dos Quadrinhos") de "tira livre".

Os trabalhos do cartunista, que começaram a ser divulgados em seu próprio blog, apresentam histórias mais longas, enquadramentos criativos, foge do formato tradicional de três ou quatro quadros horizontais e têm bastante narração em off.

Os personagens da série "(Sic)", premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2008, não costumam se repetir nas tiras e o estilo de desenho pode variar --sem perder a marca do artista que é um traço mais detalhista e um colorido cheio de nuances.

O resultado --permeado por humor negro e nonsense--, é comparável aos minicontos da literatura e pode ser conferido nos trechos abaixo.

*

Divulgação

*

Divulgação

*

Divulgação

*

"(Sic)"
Autor: Orlandeli
Editora: Conrad
Páginas: 72
Quanto: R$ 16,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página