Livraria da Folha

 
30/09/2010 - 14h37

Conheça a história de "Os Flintstones", desenho completa 50 anos

da Livraria da Folha

Há 50 anos, ia ao ar pela primeira vez na televisão norte-americana o desenho animado "Os Flintstones". É um dos programas que mais resiste em canais, sendo constantemente reprisado. Já foi exibido em 80 países e traduzido para mais de 20 línguas.

Inicialmente, foi pensado como um sitcom, formato de série focado no cotidiano e no humor, para o público adulto. Tanto que, nos primeiros anos, os personagens apareciam em comerciais fumando e eram relacionados à marca de cigarros Winston.

Divulgação
"Os Flintstones" foi criado em 1960 e continua presente na memória de muitas pessoas
"Os Flintstones" foi criado em 1960 e continua presente na memória de muitas pessoas

Aos poucos, com a introdução de personagens crianças, passou a abranger o público infantil e jovem. Neste período, os temas tornaram-se mais familiares, abordando os problemas típicos de uma família de classe média.

"Animaq: Almanaque dos Desenhos Animados", de Paulo Gustavo Pereira, dedica um de seus verbetes a família pré-histórica. Dividido por décadas, faz um rápido resumo dos desenhos que marcaram época e daqueles que caíram no esquecimento.

Veja abaixo o que diz sobre "Os Flintstones":

*

Flintstones, Os (Flintstones, The, EUA, 1960)

Primeiro desenho animado de 30 minutos produzido pela Hanna-Barbera, permanece no ar em 2009, quando da edição deste Almanaque, sendo considerado um dos maiores sucessos da televisão mundial, com 166 episódios e mais de 300 milhões de telespectadores em 80 países. Mostra a rotina de duas famílias encabeçadas pelos inseparáveis amigos Fred Flintstone e Barney Rubble, combinando um cenário típico da Pré-História - a cidade de Bedrock, onde a moeda vigente é a lasca - com o contexto da vida agitada dos anos 60. Assim, todos os itens de consumo do mundo moderno, como telefone, chuveiro, liquidificador, jornal, entre outros, são feitos de pedra, muitos deles operados por animais. As moradias situam-se no interior de grandes rochas e os automóveis movem-se por tração exercida pelos pés dos próprios passageiros e motorista. Além de vizinhos, Fred e Barney trabalham juntos numa pedreira e estão sempre armando para conseguir algum tipo de diversão longe das esposas, Wilma e Beth, entrando em muitas frias; mas, no final, o amor prevalece e acabam sendo perdoados. Fred tem dois gritos inesquecíveis: o eufórico "Yabba-Dabba-Doo!" e o irritado "Wilma!!!". A série também teve duas aberturas. A primeira mostrando Fred passando em vários lugares antes de chegar em casa, quando é recebido por Wilma e uma bandeja de lanche. Ele a beija e vai direto para o sofá da sala, de onde Dino sai para dar lugar ao dono da casa para ver televisão. A segunda, mais lembrada por começar com o grito "Yabba-dabba-doo", mostra Fred deslizando sobre o brontossauro, caindo em seu carro, para pegar Wilma, os vizinhos Barney e Betty, além dos bichos da casa, para ir a um drive-thru e depois a um drive-in para ver um filme. Com a chegada de Bam-Bam e Pedrita, eles também são incorporados à abertura.

*

"Animaq - Almanaque dos Desenhos Animados"
Autor: Paulo Gustavo Pereira
Editora: Matrix
Páginas: 320
Quanto: R$ 45
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página