Livraria da Folha

 
10/02/2010 - 15h50

Filme que estreia hoje na França revê papel de "ghostwriter" de Dumas

da Livraria da Folha

Divulgação
Filme "L´autre Dumas" revê a influência do assistente Auguste Maquet na obra de Alexandre Dumas
Filme "L´autre Dumas" revê a influência do assistente Auguste Maquet na obra de Alexandre Dumas

Auguste Maquet é um nome esquecido na história da literatura, mas ele teve um papel decisivo na criação de algumas das maiores obras da literatura ocidental, como "Os Três Mosqueteiros" e, de Alexandre Dumas.

O filme "L'autre Dumas" ("o outro Dumas") está reabrindo nos círculos literários franceses a discussão sobre a extensão da influência de Maquet, que foi assistente de Dumas por 18 anos, na produção literária do renomado autor francês. O longa mistura ficção com fatos históricos, trazendo um expansivo Dumas interpretado por Gerard Depardieu e o ator belga Benoît Poelvoorde como o tímido Maquet.

Muitos afirmam que a natureza oposta dos estilos de produção literária dos dois foi indispensável para o sucesso de muitas obras. Maquet era organizado e metódico e criava a base dos romances e peças. Ao passo que Dumas preenchia a estrutura já formada com seu estilo solto e passional.

No entanto, nunca houve muito consenso sobre a dimensão da influência de Maquet. Seguidores de Dumas insistem que ele era um mero assistente com grande capacidade para trabalho duro, mas pouco talento. Outros afirmam que a criatividade e precisão de Maquet serviam como verdadeiros trilhos ferroviários para Dumas conduzir o seu pensamento errático.

Eventualmente, Maquet se frustrou com a falta de reconhecimento, tornada ainda mais dolorosa frente à aclamação de grande escritor que Dumas recebia devido às obras para as quais Maquet colaborou. Ele entrou com um processo pedindo participação conjunta dos lucros das obras, mas perdeu a causa.

 
Voltar ao topo da página