Livraria da Folha

 
10/03/2010 - 09h03

Biografia de Johnny Alf deve chegar às livrarias até o fim deste ano

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

André Porto/Folha Imagem
Cantor, pianista e compositor Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova, é tema de livros; músico morreu nesta quinta-feira
Cantor, pianista e compositor Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova, é tema de livros; músico morreu na semana passada

O jornalista e pesquisador João Carlos Rodrigues vem juntando material sobre o compositor Johnny Alf --que morreu na última quinta-feira (4), aos 80-- há vários anos, e três meses atrás recebeu o "ok" de Rubem Ewald Filho para escrever a biografia do músico para a coleção Aplauso, da Imprensa Oficial.

O prazo para a conclusão do texto é o fim do semestre, para que o livro saia antes do fim do ano. "Vai dar tempo, não há problema. Já recolhi o material, agora faço as entrevistas", contou o autor à Livraria da Folha.

Rodrigues produziu dois vídeos e os dois únicos discos ao vivo de Alf, "Cult Alf" e "Eu e a Bossa", no início dos anos 1990. "Fiquei amigo dele, um privilégio que nem todos conseguiam. Houve muita empatia entre nós dois."

Divulgação
João Carlos Rodrigues (foto) diz que a timidez impediu reconhecimento de Alf
João Carlos Rodrigues (foto) diz que timidez impediu destaque de Alf

Livros sobre Johnny Alf mostram principais canções do compositor

E o livro, será que tomou outro rumo após a morte do músico? "Até agora não, a não ser a triste realidade de que o ponto final será mesmo final, nada mais vai acontecer depois", diz o autor. "O que me parece desafiador é construir o ser humano Johnny Alf, tão tímido, tão introspectivo. E fundir isso com a figura do artista, uma coisa explicando outra."

Rodrigues acha que Alf não teve o destaque merecido principalmente por causa de sua personalidade tímida, mesmo tendo começado uma "renovação". "Ele é incomparável, foi o primeiro renovador da música popular, antes mesmo do Tom Jobim e do João Gilberto. Em 1952, anos antes deles, Alf já cantava, tocava e compunha bossa nova."

*

Veja outros livros sobre Johnny Alf

"O Melhor de Johnny Alf"
Autor: Irmaos Vitale Editores
Editora: Editora Irmãos Vitale
Páginas: 76
Quanto: R$ 36
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

50 Anos de Bossa Nova: Johnny Alf (Vol. 8)
Autor: Ruy Castro
Editora: Folha de S.Paulo
Páginas: 64
Quanto: R$ 12,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página