Livraria da Folha

 
12/04/2010 - 14h19

Exposição no CCSP permite que público folheie livros e revistas raros

da Livraria da Folha

A mostra "Folheando: Quatro décadas de livros e revistas de artistas na Espanha", que permanecerá no CCSP (Centro Cultural São Paulo) até o dia 6 de maio, reúne 200 obras de artistas espanhóis --entre livros e revistas raros.

Quarenta obras estão à disposição para manuseio. O público pode folhear os livros e as revistas sem a ajuda dos supervisores do local. Um dos motivos da exposição é proporcionar esse contato direto do público com essas raridades.

A publicação de trabalhos em livros e revistas surgiu na Europa no século 20. Era uma forma mais barata e democrática de divulgação das obras de artistas que não poderiam abrigá-las em galerias de arte. A ideia de "publicações artísticas" foi utilizada, principalmente, por artistas espanhóis que se tornaram referência neste tipo de linguagem.

Entre os "artistas publicadores", que compõem a exposição, estão Salvador Dalí (pintor catalão surrealista), Antoni Muntadas (considerado o pai da net.art espanhola), Antoni Tápies (um dos fundadores do grupo e da revista "Dau Al Set", em 1948, de conteúdo surrealista e influências dadaístas), entre outros.

*

"Folheando: Quatro décadas de livros e revistas de artistas na Espanha"
Onde: Centro Cultural São Paulo (Sala Tarsila do Amaral) - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo.
Quando: até 6 de maio --de terça à sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Informações: Tel: 0/XX11/3397-4002 ou www.centrocultural.sp.gov.br
Ingresso: Grátis.

 
Voltar ao topo da página