sexta-feira, 06 de dezembro de 2002 TELEFONIA MÓVEL-GSM Informe publicitário
Página inicial

Está no Brasil a tecnologia mais usada no mundo

Impulso na telefonia mundial

Fatia doméstica respeitável

Clonagem foi dificultada

Cobertura nacional

Roaming internacional fácil

GSM impulsiona a produção de aparelhos

Mercado atento à 3G

A revolução do mercado

Internet sem vírus

Mensagens curtas

Benefícios

Mercado atento à 3G

Arquivo site Ericsson
Aparelhos estão evoluindo para o terceiro estágio
O setor de telefonia móvel oferece sistemas e aparelhos compatíveis com a classificação 2,5G – 2,5 geração de celulares –, mas está preparando, a pelo vapor,um novo salto tecnológico rumo ao terceiro estágio.

De acordo com dados da Sony Ericsson, fabricante de aparelhos e equipamentos para o setor, o desenvolvimento de novos equipamentos já está em franca expansão. Surgem novas siglas para definir meios mais avançados de transmissão: o Enhanced Data Rates for Global Evolution – EDGE e o UMTS, tecnologias 3G complementares que, juntas, permitirão atualizar as redes 2,5 em operação.

Os equipamentos mais sofisticados do mundo já estão nas mãos dos consumidores em alguns países, mas os custos de implantação para as operadoras e a demanda por novos aparelhos – mais moderada – estão obrigando as empresas a calcular, com cautela, os passos para atualização de seus equipamentos. No Brasil, especialistas acreditam que uma nova mudança só deve acontecer entre 2005 e 2006.

Segundo dados da Ericsson, os aparelhos usados para acessar serviços 3G serão diferentes dos telefones atuais. A empresa avalia que esses equipamentos ainda serão reconhecidos como telefones móveis, mas provavelmente terão telas maiores, para exibir, por exemplo, gráficos, videoclipes ou o rosto da pessoa com quem o usuário estiver conversando.

Novos aparelhos incluirão chips mais avançados e até minicâmeras para suportar videoconferência móvel. Consumidores podem possuir terminais diferentes para aplicações diferentes, e a tecnologia móvel estará integrada a outros equipamentos, como carros, utensílios domésticos inteligentes e sistemas de segurança.

Em todo o mundo, há duas possibilidades evolutivas para 3G: o WCDMA (Wideband CDMA) e o CDMA2000. O WCDMA é uma progressão natural das redes GSM e o CDMA2000 está fundamentado nas plataformas que utilizam a tecnologia CDMA.

Na avaliação do mercado, o terminal de voz irá prover excelente qualidade de serviço e voz avançados, como discagem por comando sonoro. A boa qualidade de serviço, em combinação com tamanho e peso reduzidos, será um fator importante para se manter competitivo nesse segmento.

Design e possibilidade de personalizar o produto também devem ser os diferenciais para ganhar o consumidor – repetindo o que já ocorre atualmente no mercado nacional.

Por enquanto, os números da tecnologia mais avançada do mundo ainda são modestos: o total de usuários adeptos da terceira geração de telefonia móvel (3G) bateu a marca dos 10 milhões, segundo informações de Perry La Forge, diretor executivo do CDMA Development Group – CDG.

O executivo afirma ainda que a tecnologia está prestes a atingir um índice de crescimento de mais de 1 milhão de assinantes por mês. Atualmente, as redes de 3G baseadas nesse padrão estão disponíveis comercialmente na Coréia, Europa, América do Norte e América Latina.

Essas pequenas maravilhas, no entanto, podem significar grande impacto para o bolso do brasileiro. A previsão é de que as melhorias farão com que os preços desses celulares disparem. Há estimavas de que os telefones para atender a tecnologia 3G chegarão ao mercado custando algo em torno dos US$ 300, o que equivaleria a um preço pouco acima dos R$ 1.000 por equipamento.