Publifolha
26/12/2008 - 05h30

Iraque era conhecido como Mesopotâmia; leia sobre origem do nome do país

da Folha Online

Reprodução
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas do mundo
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas

Você sabia que a região onde hoje se encontra o Iraque era conhecida como Mesopotâmia? E que o Iraque foi o berço da civilização suméria e abrigou outras civilizações como as da Acádia, Babilônia, Assíria e Caldéia?

As informações estão no livro "A Origem dos Nomes dos Países" que revela as origens controversas do nome "Iraque" e apresenta uma breve história do país.

Título da Editora Panda Books, à venda no site da Publifolha, o livro joga luz sobre as origens das denominações de mais de 350 países, regiões e ilhas do mundo.

Saiba mais sobre o livro "A Origem dos Nomes dos Países"

Leia abaixo o trecho do livro que revela a origem do nome "Iraque".

*

IRAQUE
· República do Iraque
· Iraquiano

Há 6 mil anos o Iraque (ou Irak) serviu de berço à civilização suméria e durante muitos séculos foi cenário de civilizações urbanas como as da Acádia, Babilônia, Assíria e Caldéia. A região onde hoje se encontra o Iraque também era conhecida como Mesopotâmia, palavra que vem do grego "meso" (entre) e "potamos" (rio), podendo, portanto, traduzir-se por "entre rios". O nome foi dado pelo fato de a região estar situada entre os rios Tigre e Eufrates. Vários foram os povos que passaram por seu território, pois ele se encontrava na rota de todas as migrações de povos e expedições de conquista. Por lá passaram hititas, mitânios, persas, gregos, romanos e bizantinos.

Após ser conquistada pelos árabes no século VII, a Mesopotâmia ficou no centro geográfico de um enorme império. Um século depois, a nova dinastia de Abas decidiu mudar a capital, que até então era Damasco, e para isso o califa al-Mansur construiu às margens do Tigre a nova cidade de Bagdá. Durante os três séculos seguintes, a cidade das Mil e uma noites foi o centro de uma nova cultura.

Gêngis Khan conquistou o território, mas para isso arrasou a economia agrícola do país. Com isso a unidade que havia até então se alterou de forma substancial, sucedendo-se diversos Estados, governados por diferentes povos. Finalmente, no século XVI fez-se a unificação do território sob o domínio dos turcos otomanos.

Alguns acreditam que a palavra "Iraque" era o termo "Irã" mal pronunciado pelos árabes. Há quem diga, porém, que na verdade a palavra "Iraque" era o nome dado pelos árabes à Babilônia.

Pode ser também que a palavra "Iraque" derive de uma antiga cidade bíblica chamada Erech, fundada por Nimrod na "terra de Shinar", que significa "comprido", "extenso", "duradouro" ou "prolongado". Segundo alguns historiadores, Erech é o nome hebraico de Uruk (hoje Warka), fundada às margens do Eufrates por acádios por volta de 3500 a.C, e pátria de seu herói nacional Gilgamesh.

Alguns pesquisadores acreditam que o nome do país deriva de uma palavra persa que quer dizer "alcantilado", referindo-se aos rios escarpados ao longo do Tigre.

Outros, porém, afirmam ser "Iraque" um termo árabe que significa "país da água", em alusão aos muitos rios que o banham.

Em árabe, de onde provavelmente viria o seu nome, "Iraque" quer dizer "raiz", "costa", ou "terra baixa", talvez porque tanto a costa do golfo Pérsico como a planície de Chat el Arab foram as vias naturais de penetração dos árabes no interior do país.

Finalmente, há também quem acredite que sua origem deve ser buscada na expressão árabe "Iraq Arabi", que quer dizer "província dos árabes", nome dado pelos árabes do século VII à Mesopotâmia, em oposição à Pérsia conquistada, ou "Iraq Ajemi", isto é, "província dos sem língua". "Ajem" significa estrangeiro, que não compreende o árabe. Para os árabes daquela época, quem não compreendia seu idioma era considerado "sem língua".

A Babilônia estava situada neste território. O nome desta cidade bíblica tem sua origem na palavra "Bab-ilu" ou "Bab-il", que significa "porta de Deus". Com o tempo, seu sentido mudou para "confusão", por causa da conhecida lenda bíblica da torre de Babel. A raiz hebraica "Bll" ou "Balal" pode ser traduzida como "confundir". A tradição oral judia diz que um terço da torre afundou na terra, outro terço foi consumido pelo fogo, e o terço restante ainda era visível. Talvez as ruínas do templo Zigurate - construído entre os anos 1667 e 1362 a.C, durante o período babilônico - seja o lugar onde, segundo a Bíblia, se construiu a torre de Babel.

Um importante império que ocupou o território do Iraque foi o assírio. Este limitava-se ao norte com a Armênia, a leste com a Média, ao sul com a Babilônia e a oeste com a Mesopotâmia - e correspondia, em parte, ao atual Curdistão. Seu principal rio era o Tigre, e suas principais cidades Nínive, a capital, e Arbelas, Opis, Artemita e Corcura. Mais antigas, porém, que Nínive eram Calach, Resen, Ashur, Axur ou Ssur, que foi a primeira capital que deu o nome ao país.

O fundador da cidade de Ashur foi Asur, filho de Sem, de onde deriva, supõe-se, o nome Assíria.

"A Origem dos Nomes dos Países"
Autor: Edgardo Otero
Editora: Panda Books
Páginas: 484
Quanto: R$ 49,00
Onde comprar: nas principais livrarias e no site da Publifolha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]