Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 42ª turma
08/12/2006

Saiba mais sobre a história da falcoaria

DA EQUIPE DE TREINAMENTO

A falcoaria é praticada há pelo menos 2.800 anos. Indícios mais seguros de sua existência datam do século 8 a.C. e foram encontra­dos entre os assírios. Outros achados, porém, sugerem que o uso de falcões para caça era bem disseminado também entre os povos antigos da China, Índia, Suméria, Egito e Pérsia.

No Ocidente, a falcoaria come­çou a popularizar-se durante a Idade Média. Mercadores e cruzados tiveram contato com fal­coeiros nas expedições para o Oriente e levaram sua técnica pa­ra a Europa.

O imperador Ferederico 2°, rei da Sicília e de Jerusalém, escreveu no século 13 o tratado sobre falcoaria "De Arte Venandi cum Avibus", traduzido para o inglês em mais de 500 pá­ginas. Com a obra, Frederico 2° tornou-se expoente histórico do adestramento de aves, dentro do "espírito da ciência moderna".

Em um tempo em que faltava sofisticação às armas, os falcões eram o meio mais eficiente para a captura de outras aves. Para Fre­derico 2°, a falcoaria era um estilo de caça mais "nobre" e "refinada" que as outras porque não lança mão de armas artificiais, e o trei­no das aves de rapina requer ha­bilidades difíceis de adquirir.

Durante o século 17, depois do advento da arma de fogo, a fal­coaria perdeu parte da utilidade, mas sobreviveu como caça espor­tiva com o apoio de clubes de fal­coeiros, com presença forte em toda Europa. Associada à nobre­za, a prática inspirou romances e filmes, como o "Feitiço de Áquila".

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra pôs as aves de rapina, inclusive corujas, sob proteção da lei e passou a exigir li­cença especial dos falcoeiros. Ao mesmo tempo, o interesse pela falcoaria voltou a crescer, ga­nhando espaço em revistas e pro­gramas de televisão.

A ave mais popular para a caça é o falcão peregrino, pela sua for­ça.

Leia mais
  • Paulistanos reencenam caça com falcões
  • Equipamentos de falcoaria
  • Ibama discute re­gulamentação da falcoaria

    Especial
  • Vídeos
  • BLOG

    BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
    Patrocínio

    Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

    Get Adobe Flash player


    Philip Morris
    AMBEV


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).