Turismo

Fernando de Noronha - Do Sancho ao Cachorro

da Folha de S. Paulo

A segunda opção é a trilha que se inicia na baía do Sancho e vai até a praia do Cachorro, percorrendo quase toda a extensão do Mar de Dentro. Coloque na mochila máscara de mergulho, snorkel e nadadeiras. Se não tiver esses equipamentos, é possível alugá-los em agências de turismo locais por R$ 5 a diária.

Logo no começo da trilha, o caminho é desviado para o alto das falésias. Lá de cima, se avista a baía dos Golfinhos, onde se encontram diariamente cerca de 200 golfinhos que procuram esse abrigo natural para passar o dia.

Na trilha que beira as falésias, em cada espaço aberto pela mata há uma vista deslumbrante das baías do Sancho e dos Porcos. Esta última reúne piscinas naturais formadas por recifes e um mar calmo de águas transparentes.

A trilha desce até a praia por meio de uma escada de ferro (como a de bombeiros) encravada numa fenda do paredão. Em poucos minutos, o visitante pode cair na água e mergulhar em companhia de centenas de peixes coloridos.

Depois do mergulho e de um merecido descanso, a caminhada continua pelas praias da Cacimba do Padre _que durante o verão reúne surfistas_, Bode, Americano, Boldró e Conceição, onde fica o morro do Pico, o ponto mais alto da ilha com 323 m. São duas horas caminhando pela areia, em um trajeto fácil que dispensa guias.

Ao final, chega-se à praia do Cachorro, onde estão as ruínas do forte dos Remédios, um dos dez fortes erguidos na ilha pelos portugueses durante o século 18, e de onde se tem uma bela visão do pôr-do-sol. Como nessa época do ano as águas do Mar de Dentro estão calmas, o local também se transforma em ponto de mergulho.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR FERNANDO DE NORONHA

Consulte também
  • Fernando de Noronha
  • Trilhas
  • Caminho das Tartarugas
  • Do Atalaia a Santo Antonio
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca