Turismo

Monte Verde - História

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

A história de Monte Verde começa em 1950, quando o letão Verner Grinberg, que se mudou ainda jovem da Letônia para o Brasil com o pai, comprou terras da Fazenda do Selado, que ficava na região de Campos do Jaguari, na serra da Mantiqueira.

Grinberg e o pai se estabeleceram no antigo município de Varpa Paulista, que ficava a cerca de oito horas de viagem de Campos do Jaguari. Mas em 1938, ele e a mulher, Emília, decidiram comprar as terras da fazenda porque gostaram do clima ameno e da vegetação, que fazia lembrar a Europa. O antigo dono não esperava muito do lugar, ainda quase desabitado.

Eles construíram a primeira casa e depois foram comprando, aos poucos, outras fazendas próximas. Passaram a fornecer hospedagem aos viajantes que passavam por ali e para isso construíram o hotel Pinus, que hoje não pertence mais à família.

Verner Grinberg comprou tantas terras que praticamente se tornou o dono daquela vila que, por isso recebeu seu nome: em alemão, grin quer dizer ”verde“ e berg significa “monte”. A partir de 1950, ele foi fazendo do loteamento de suas terras a fonte de renda, mas também cuidou da infra-estrutura da vila, contratando operários da construção civil para abrirem ruas e promoverem a urbanização da vila.

Grinberg, nascido em 1910, e a mulher, Emília, um ano mais velha, já não moram em Monte Verde. Eles vivem em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, já que a idade avançada provoca necessidade de cuidados médicos. Até o final da década de 90, eles ainda moravam na vila e estavam à frente dos negócios da família, que tem empreendimentos imobiliários e serraria.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MONTE VERDE (MG)

Consulte também:

  • Monte Verde
  • Trilhas
  • Atrações turísticas
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca