UOL
São Paulo, sábado, 21 de maio de 2005

Por que os sonhos existem?
Segundo a psicanalista Isabel Kahn, os sonhos são formas possíveis de expressar de desejos, medos, angústias. "É um filminho que passa na nossa cabeça que fala de nós mesmos e do mundo que nos cerca", diz Kahn, professora da Faculdade de Psicologia da PUC.
Segundo o psicanalista Roberto Graña, autor de "A Atualidade da Psicanálise de Adolescentes", não se sonha nada só por sonhar. "Em nossa mente, há sempre uma razão de ser para as idéias, os sonhos, as brincadeiras, os devaneios. Acontecem porque alguma necessidade íntima os produz."

O sonho tem significado?
"Têm", diz Kahn. A psicanalista diz que o sonho é um enigma da humanidade, que fala das próprias pessoas, mas ao mesmo não de uma maneira não muito direta.
Roberto Graña concorda, e observa que "não se pode absolutizar ou universalizar o seu significado": "Um mesmo animal pode surgir em sonhos diferentes para representar sentimentos, virtudes ou defeitos diferentes. Por exemplo, se alguém aparece representado ou associado no sonho a um cavalo, poderei estar insultando-o, tratando-o por uma "cavalgadura', uma besta, mas poderei também estar fazendo no sonho um elogio à sua força, à sua beleza ou seu vigor", diz Graña.

Dá para encomendar um sonho?
"Antes de dormir, eu penso que estou voando, daí eu sonho. Eu só tenho que me concentrar um pouco para acontecer." Carolina Reis de Mattos, 10, diz já ter levantado vôo pelo menos dez vezes. Sem precisar de avião, canhão, balão ou helicóptero.
"Geralmente eu vôo por cima da Vila Olímpia, onde eu morava antes, e, às vezes até paro nas lojas", garante a menina que diz ser fácil carregar as sacolas de compras pelo ar. "Sonhar é parte de mim", confessa Carolina que, no roncar das horas, até fala.
Segundo a psicóloga Isabel Kahn, influenciar os sonhos é difícil: "Em princípio não há esse controle, a menos quando são devaneios, ou seja, quando estamos meio acordados e ficamos imaginando que estamos em um lugar, ou nos sentimos príncipes ou princesas por algum tempo."

Por que os sonhos se repetem?
Entre todos os sonhos, sempre há um ou outro que não vai embora. Volta sempre igual, como aquele carneirinho que pula a cerca até nos hipnotizar de sono. "Só nessa semana já sonhei três vezes com a cantora Hillary Deuff", revela Marcela Rivelino Lorenzo Moreira, 9. A dona do passarinho chamado Chiclete também já sonhou muitas vezes com ele, sempre com a mesma plumagem colorida.
"Os sonhos se repetem sempre que possuem ainda uma função, sempre que necessitarmos resolver algum problema pendente, superar uma situação traumática ou uma grande frustração e criar uma realidade mais de acordo com os nossos desejos e pretensões. O sonho tem uma função, e isto deve ser sempre lembrado", avisa Graña.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.