UOL
São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 2006

LIVROS

Vilão dos contos de fadas faz uma enquete para saber o que os outros pensam dele

Sem medo do lobo mau

DA REPORTAGEM LOCAL


O Lobo Mau, você já deve ter reparado, vira-e-mexe aparece em alguma história correndo atrás dos outros personagens. De tanto perseguir os pobres Três Porquinhos e a indefesa Chapeuzinho Vermelho, sua vítimas mais famosas, ele acabou ficando conhecido realmente como um malvado rei da floresta -apesar de quase nunca terminar as histórias em muita vantagem.
No livro "Eu Sou o Mais Forte", de Mario Ramos (ed. Martins Fontes, R$ 23), o Lobo sai pelo bosque fazendo uma enquete: queria saber o que os outros pensavam dele.
A enquete do Lobo Mau era feita, é claro, à sua maneira. A pergunta não era bem sobre o que achavam dele. Na verdade, ele perguntava aos outros "quem é o mais forte?".
Do coelhinho orelhudo à Chapeuzinho Vermelho, todos davam ao Lobo Mau a certeza de ser o mais forte dentre todos os moradores daquele engraçado bosque, que reunia também participantes de outras histórias, como os Sete Anões. Todo mundo dizia que, com certeza, o Lobo era o mais forte e poderoso daquela turma toda. Também, com a fama de malvado que ele conquistou, quem é que se arriscaria a dizer o contrário?
Foi então que o Lobo encontrou uma espécie de sapinho meio estranha e resolveu fazer ao pequenino a mesma pergunta: quem é o mais forte? O sapinho não teve dúvida e respondeu ao Lobo Mau que sua mãe é que era a mais forte.
Depois de quase explodir de tanta raiva ao receber uma resposta inesperada, o Lobo Mau descobriu o motivo de tanta certeza do sapinho -que na verdade não era bem um sapinho.
Será que você consegue adivinhar que criaturas dos contos de fadas poderiam fazer o Lobo Mau tremer de medo em pleno bosque?
(ALEXANDRA MORAES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.