São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA fazem devassa sobre cobaias humanas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O secretário da Defesa dos EUA, Les Aspin, ordenou a abertura de todos os arquivos relativos aos anos 40 para descobrir se o Departamento teve algum envolvimento com o uso de cobaias humanas em experimentos com radiação naquela época. A realização dos testes foi denunciada domingo passado pelo jornal "The Boston Globe" e confirmada pelo Departamento de Energia.
Segundo o diário, os testes continuaram até os anos 60 na faculdade Walter E. Fernald, de Massachusetts. As cobaias, nesse caso, foram 49 adolescentes e 61 crianças com duas coisas em comum: eram deficientes mentais e não sabiam que estavam sendo testados.
Eles foram alimentados com cereais e leite radiativos e receberam injeção de isótopos radiativos "para saber como o corpo absorve minerais", disse Frank Masse, um dos diretores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que ajudou diretamente a fazer os testes.
Masse disse que, nos anos 60, a Fernald fez cobaias beberem uma solução contendo iodo radiativo em pesquisas sobre a tiróide. Segundo ele, todos os pacientes tinham mais de 20 anos e apresentavam deficiências na glândula.
O jornal afirmou que os pesquisadores do MIT e da Universidade Harvard realizaram os experimentos sob patrocínio da Comissão de Energia Atômica (predecessora do Departamento de Energia), mas sem obter permissão das cobaias ou de seus responsáveis. Masse confirmou a informação ao "Globe", disse que os pesquisadores estavam "orgulhosos" de seu trabalho e culpou a administração das universidades por não ter conseguido o consentimento.
O Departamento de Energia calcula que entre 600 e 800 pessoas foram submetidas a esses testes de 1946 a 1956. A secretária de Energia, Hazel O'Leary, disse que o governo está tentando localizar os que se submeteram aos experimentos e estuda fórmulas para indenizá-los.
O deputado Martin Frost (democrata) defende uma lei específica para proteger as cobaias humanas. Frost, o deputado Ed Markey e o senador Ted Kennedy, também do Partido Democrata, pediram a instauração de uma comissão parlamentar para investigar o escândalo.
"Estou preocupado com as informações de que seres humanos foram usados em experimentos com radiação sem seu conhecimento", disse Aspin. "Quero ter certeza de que fizemos o possível para resgatar todos os documentos sobre o assunto no Departamento de Defesa, para que se jogue luz sobre essas acusações."

Texto Anterior: Japão utilizou armas biológicas na China
Próximo Texto: EUA e Europa puxam recuperação em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.