São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão utilizou armas biológicas na China

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército do Japão usou armas biológicas na China durante a 2.ª Guerra Mundial. Forças japonesas disseminaram pulgas portadoras da bactéria da peste e infectaram poços de água e frutas com o vibrião do cólera, entre outros recursos.
As acusações foram feitas por professores das universidades de Chuo e de Rikkyo, no Japão, através do Centro de Dados sobre a Responsabilidade de Guerra do Japão. Eles investigaram diários de oficiais dos departamentos médico e estratégico do quartel-general do Exército, que estão nos arquivos do Instituto Nacional de Defesa.
"O envenenamento (disperso por aviões militares) presente perto de Changde... as pessoas que entraram em contato com ele sofreram envenenamento terrível", consta em um dos diários investigados.
Os diários revelaram planos de estender a guerra biológica a quase toda a região do Pacífico, das Filipinas ao Havaí e à Austrália. Os japoneses abandonaram os planos em julho de 1945, um mês antes de capitularem.

Texto Anterior: Pistoleiros assassinam 4 em bar na África do Sul
Próximo Texto: EUA fazem devassa sobre cobaias humanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.