São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazo para Confins pode diminuir

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Prazo para Cofins pode diminuir
O deputado José Dirceu (PT-SP) apresenta hoje na Câmara projeto de decreto legislativo sustando a Portaria n.º 655 do Ministério da Fazenda, de 9 de dezembro último, que dispõe sobre o parcelamento da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). O deputado considera a portaria prejudicial aos cofres públicos.
A portaria do Ministério da Fazenda amplia o prazo de parcelamento de débitos da Cofins de 60 meses para até 80 meses. Prevê também multa de 20%, caso o devedor se apresente espontaneamente, ou de 100% se ele for descoberto pela fiscalização. Nos dois casos, o valor da parcela a ser paga será acrescido de juros de 1% ao mês.
Receita defende prazo
O coordenador de arrecadação da Secretaria da Receita Federal, José Alves da Fonseca, defendeu a ampliação do prazo.
Para ele, as empresas não teriam como pagar a Cofins sem ampliar o prazo de parcelamento.
Segundo Alves da Fonseca, foram 19 meses de atraso e o pagamento único significaria para as empresas pagar de uma vez o equivalente a 38% do faturamento mensal, sobre o qual incide a Cofins.
José Alves da Fonseca disse que a Receita Federal inicia hoje o envio de cartas a 2 milhões de pequenas e microempresas que ainda não estão recolhendo a Cofins.
Na carta, a Receita informa que o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a cobrança da contribuição constitucional e pede o pagamento.
Já foram enviadas 40 mil cartas a grandes empresas em dezembro.

Texto Anterior: SP pode voltar a tributar cesta básica em 7%
Próximo Texto: IPMF incide também sobre restituição de IR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.