São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo traz início no cinema

HÉLIO GOMES
DA REDAÇÃO

Elvis sempre quis ser um ator. Antes de ser motorista de caminhão –seu último emprego antes de entrar nos estúdios de Sam Phillips, a Sun Records– ele foi um dos lanterninhas do cinema de Tupelo, sua cidade natal. Lá, via fascinado os filmes de James Dean e Marlon Brando, seus maiores ídolos. O vídeo "Elvis in Hollywood - The 50's" parte desse ponto para contar a apaixonada relação do cantor com o cinema, até sua entrada para o exército, em 1958.
A produção cinematográfica de Elvis era intensa. Ele fez quatro filmes entre 56 e 58, paralelamente à sua não menos prolífica carreira de cantor. Nos depoimentos contidos no vídeo, Elvis deixa claro sua paixão pelo cinema. Fala sobre sua devoção a "Jimmy" Dean, a mania de observar atentamente cada sequência de seus filmes e sua vontade de não representar a si mesmo nas produções.
Depoimentos de parceiros em sua carreira de ator recheiam o vídeo. Lá estão Scotty Moore, seu primeiro guitarrista e empresário, Jerry Leiber e Mike Stoller, compositores de alguns dos maiores hits dos 50, e Hal Kanter, diretor de "Estranhos na Cidade" (Loving You), entre outros.
Não há dúvidas sobre a qualidade superior dos filmes de Elvis na década de 50. "Ama-me com Ternura" (Love Me Tender), "Estranhos na Cidade", "O Prisioneiro do Rock" (Jailhouse Rock) e "Balada Sangrenta" (King Creole) trazem um jovem ator que tenta se superar constantemente, entregando-se por completo a cada papel.
O vídeo também traz imagens inéditas de Elvis naqueles anos. São filmes caseiros do cantor em férias e em Graceland, além de uma surpresa especial. Trata-se do primeiro teste de Elvis diante de uma câmera. Ele canta "Blue Suede Shoes" armado de um violão sem cordas. É uma sequência inesquecível. Começava ali a tempestuosa carreira de Elvis Presley no cinema. (HGo)

Título: Elvis in Hollywood - The 50's
Direção: Frank Martin
Lançamento: BMG-Vídeo

Texto Anterior: Selos; Livreto; Detalhes; Novas versões
Próximo Texto: Silvia Poppovic faz milanesa na areia!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.