São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM terá consultoria e desenvolvimento

MARIA EDICY MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas interessadas em programas multimídia já encontram no país vários prestadores de serviços de consultoria e desenvolvimento de aplicativos.
Além da Kernel, QI Informática, Micromax, MIT, Próxima Mídia Interativa e TraduAuto, o mercado vai ganhar um concorrente de peso: a IBM. Hoje a empresa atua apenas por intermédio de terceiros. Mas, a partir de março, segundo o especialista senior em multimídia, Roberto Kopp, 46, a IBM terá consultoria, desenvolvimento e venda de títulos de prateleira.
Ao contrário dos programas de uso doméstico (em CD-ROM), com dados de interesse geral, os aplicativos para empresas têm informações sobre o dia-a-dia das companhias. Por isso, precisam ser feitos sob encomenda.
Para evitar prejuízos, peça projetos-piloto –a diferentes desenvolvedores– com os dados de sua empresa, antes de contratar o desenvolvimento.
É preciso cuidado também com o que o desenvolvedor oferece como multimídia. Segundo Neli de Brito Luna, diretora-geral da MTI, fazer bom aplicativo não é só integrar dados, sons e imagens. Depende também da interatividade. O tempo de criação de um aplicativo multimídia varia de um a quatro meses. Preços: de US$ 2.000 a US$ 100 mil. (MEyM)

IBM: tel. (021) 271-3496; KERNEL: tel. (011) 61-5145; MICROMAX: tel. (021) 247-8090; MTI: tel. (011) 573-9460; PROXIMA MIDIA: tel. (011) 64-9543; QI INFORMATICA: tel. (011) 258-0222.

Texto Anterior: Empresas usam tecnologia para treinamento e serviços
Próximo Texto: Sony e Sound Blaster são bons kits para PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.