São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vulcão ajuda a mudar clima

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

O clima no mundo nos últimos dois anos e meio foi bagunçado por um evento: a erupção do vulcão Pinatubo, na Filipinas, em junho de 1991. Os meteorologistas ainda não chegaram a um consenso sobre o que de fato o vulcão fez, mas de qualquer modo, o clima maluco no Brasil e no mundo agora deve algo a ele.
O Pinatubo lançou uma quantidade grande de cinzas na atmosfera, que formaram uma camada que bloqueou parte da radiação solar, refletindo-a de volta ao espaço. "Houve um esfriamento significativo na temperatura mundial", disse à Folha o meteorologista John Brown, da NOAA (Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera, dos EUA).
A situação lembra a teoria do "inverno nuclear" ou as teorias sobre extinção dos dinossauros. Nos dois casos, um frio extremo seria provocado pela gigantesca camada de cinzas que explosões atômicas, o impacto de um cometa ou vulcanismo excessivo trariam.
Um colega de Brown na NOAA, Daniel Birkenheuer, é mais cauteloso. Ele acha que o efeito Pinatubo só será definitivamente provado nos próximos anos, se o clima normalizar com a diminuição da poluição do vulcão.
Clima "normal", porém, é um conceito bem relativo. Depende de quanto se analisa historicamente. Durante a era glacial, o clima gélido foi o normal por milhares de anos.

Texto Anterior: Chuva deixa parte da zona sul sem luz
Próximo Texto: Sai o calendário para pagamento do IPTU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.