São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994 |
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Oligopólios reajustam preços em até 84%
MARISTELA MAFEI
Os reajustes são maiores nos produtos em que as empresas têm maior domínio de mercado – o que reforça a tese de que os oligopólios conseguem repassar preços com mais facilidade. Nesta semana, em entrevista a Folha, o ministro Fernando Henrique Cardoso, disse que iria "bombardear" os oligopólios. A Nestlé, por exemplo, reajustou em 45% a tabela para os seus caldos de carne, setor em que divide, junto com a Refinações de Milho Brasil, 95% do mercado. A empresa informou que sua nova tabela incorpora alta de apenas 40%. Mas nas listas de preços às quais a Folha teve acesso, o pacote de caldo de carne com 120 unidades saltou de CR$ 22.411 em dezembro para CR$ 32.496. Ou seja: 45% de aumento. Para os chocolates, a mesma empresa praticou alta de 43,8%. A Refinações de Milho Brasil incorporou alta de 46,80% para o óleo de milho Mazola (onde detém 55% do mercado) e 45,66% para a maionese Hellman's (48% de participação). Cadorno Augelli, diretor da RMB, informou que a empresa vinha praticando juros defasados nas vendas a prazo, próximos a 36%. Em janeiro, a RMB passou a adotar índice de 39%. Nas vendas à vista os reajustes ficaram próximos dos 43%. A Bombril, dona de 98% do mercado de esponja de aço, reajustou o preço do produto – junto com a linha de detergentes e sabão em pó – em 42%. Mario de Fiori, diretor financeiro da Bombril, disse que nas vendas à vista o reajuste foi de 39%. Já a Gessy Lever, com 60% do mercado de sabonete, 25% do de xampus e talcos e 16% de creme dental, praticou os reajustes mais desbaratados. A empresa alega altos custos de matéria-prima, como o sebo, e o óleo de soja, para a remarcação de 41,7% de sua linha de sabonetes. A alta de 84% para a colônia Vinólia foi necessária, segundo a Gessy Lever, "por razões comerciais". A prática de descontos fez o reajuste cair para 44%, ainda segundo a empresa. Segundo o diretor de assuntos corporativos da Gessy Lever, Ronald Rodrigues, em 93 os produtos de limpeza tiveram alta menor que a inflação. A elevação dos preços da linha de detergente líquido Minerva em 44,6% é justificada pelos custos elevados com soda cáustica. Junto com a Bombril/Orniex, a Gessy Lever detém 90% do mercado de detergentes do país. Em setores mais competitivos, como o de margarinas, onde vem perdendo mercado para empresas que entraram recentemente no setor, a Gessy Lever manteve reajustes na casa dos 37%. Texto Anterior: Liminar proíbe 'venda casada' da Votorantim Próximo Texto: Equipe e líderes articulam aprovação de MPs Índice |
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