São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo do IBGE detecta queda no índice de analfabetismo no país

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Os anos 80, que no Brasil ficaram conhecidos como "década perdida", não foram tão ruins para o país como se tem propalado. A opinião é da chefe de gabinete do IBGE, Jane Souto de Oliveira, organizadora da publicação "O Traço da Desigualdade Social no Brasil", lançada ontem pelo instituto.
Segundo Jane, os dados apresentados no trabalho demonstram que houve avanços naquele período. "É verdade que a economia ficou estagnada, mas também ocorreram avanços significativos em outras áreas, diz.Como exemplo a queda do analfabetismo entre pessoas com 10 anos ou mais, de 22,3% em 1981 para 17,8% em 1990. Outro dado importante foi o aumento no número de domicílios urbanos com serviços adequados de água, de60 para 73%, de esgoto, de 45 para 58% e de coleta de lixo, de 56 para 70%. Para Jane estas melhorias foram consequência direta do aumento da capacidade de mobilização da sociedade propiciada pela redemocratização do país.

Texto Anterior: Usuários reclamam de trens
Próximo Texto: Titãs driblam complexo de inferioridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.