São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA impõem sobretaxas ao aço brasileiro

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Comissão de Comércio Internacional do governo dos EUA anunciou ontem sua decisão final de impor sobretaxas por prática de "dumping" a dois tipos de aço produzidos no Brasil: fio de aço inoxidável e ferro silício. No caso do ferro silício, a votação foi de seis a zero e no de fio de aço inoxidável, de cinco a um.
Diversas siderúrgicas brasileiras têm sido acusadas nos EUA nos últimos dois anos de prática de "dumping" –venda a preços mais baixos do que os custos com a finalidade de eliminar concorrentes. As decisões dos órgãos responsáveis no governo dos EUA têm sido sistematicamente contra as empresas brasileiras.
Em 92, o Brasil exportou para os EUA US$ 6 milhões em fio de aço inoxidável, que foi sobretaxado ontem entre 24,6% e 26,5%. De acordo com especialistas, as taxas inviabilizam o mercado dos EUA para o Brasil.
As exportações brasileiras de ferro silício para os EUA foram de US$ 30 milhões. Três das seis empresas que exportam esse produto para os EUA foram investigadas. Nada se provou contra a Minas Ligas, que não vai sofrer sobretaxas. A CBPC vai pagar sobretaxa de 2,25%.
A Itaú Magnésio recebeu uma sobretaxa punitiva de 88,8% por não ter prestado ao governo dos EUA as informações solicitadas. As três empresas não investigadas vão ter que pagar uma sobretaxa média de 45,5% por causa da punição à Itaú. (Carlos Eduardo Lins da Silva)

Texto Anterior: Mercado espera inflação maior para janeiro
Próximo Texto: A mágica URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.