São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selo atesta qualidade do produto congelado

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de março, o consumidor vai ter mais garantias na hora de escolher um alimento congelado. É que entra em campo um selo criado para atestar a qualidade desses produtos.
O projeto do Instituto Brasileiro de Alimentos Supergelados (Ibragel) pretende avaliar toda a cadeia do frio: produção, ponto de venda, embalagem, equipamentos, transporte e armazenagem.
"Não adianta ter um congelado preparado dentro das condições adequadas se ele não for armazenado de acordo com os padrões", afirma a diretora do Ibragel, Telma Granato de Sá, 31.
Apesar de não existir estatísticas de quantas empresas e produtos dividem o mercado de congelados, é certo que eles têm crescido. "Com essa expansão, entraram muitos paraquedistas no ramo", diz Telma. O objetivo do selo é profissionalizar o setor.
Na primeira fase, serão avaliadas as condições de preparo dos congelados e a armazenagem nos pontos de venda em São Paulo. O produto e o supermercado vão receber um selo de garantia do Ibragel.
Não há nada que obrigue uma empresa a se submeter à avaliação para obter o selo. A idéia é que o mercado consumidor acabe forçando a empresa a se candidatar ao selo.
Para obtê-lo, o primeiro passo é filiar-se ao Ibragel. Nessa fase ela recebe um manual sobre as condições mínimas exigidas. Depois disso, a empresa é visitada por um grupo de técnicos não vinculados ao instituto que vão vistoriar o local. A última etapa é a coleta de uma amostra do congelado para ser analisado pelo Instituto Adolfo Lutz. Se a empresa estiver dentro dos padrões estabelecidos nas duas avaliações, recebe um selo em sua embalagem. (MCh)

PARA SABER MAIS
Ibragel - tel. (011) 258-1081

Texto Anterior: SPAs conquistam turistas que pretendem aliar saúde e lazer
Próximo Texto: Tradicionais contra-atacam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.