São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO SE TORNAR UM CRUSTY

1. Pare de tomar banho
2. Deixe crescer o cabelo e faça uns dreadlocks –emaranhados longos de cabelos (fácil, vão estar sujos e engordurados devido à falta de banho)
3. Jogue fora suas roupas novas e compre roupas de exército usadas, camisetas hippies coloridas, peças pretas em geral, coturnos batidos. Pode complementar com trapos de pano nos cabelos, gorros e colares coloridos. Nada pode ter aparência de novo. Troque de roupa a cada mês
4. Providencie vários brincos para o corpo. Para começar, de cinco para cima nas orelhas, dois no nariz, um na boca e um na sobrancelha
5. Largue seu emprego registrado, certinho (se você não largar tudo bem, vai ser demitido mesmo por causa do estilo de vida que escolheu) e vá fazer bicos, vender artesanato, trabalhar de roadie, fazer um fanzine etc.
6. Comece a tomar cidra barata e cerveja escura mais forte
7. Junte um grupo, compre um furgão detonado e saia pela estrada sem rumo
8. Escute só música que soa melhor acompanhada de algum aditivo: dub reggae, ambient, tecno, progressivo etc.
9. Se fraquejar e precisar de um banho, tente fazer isso em alguma fonte de praça, lago de parque ou alguma mangueira na rua. Seque ao sol
10. Esqueça os luxos da vida

OS CRUSTIES E...

SEXO
O universo crusty é basicamente heterosexual, com pequeno número de adeptos gays e lésbicas. Doenças venéreas são frequentes por causa da falta de higiene. Casos de gravidez inesperada acontecem muito entre os mais novos, basicamente por falta de informação. Mas nada que seja muito diferente de qualquer grupo da mesma idade.

DROGAS
Um crusty aceitará qualquer droga que tiver na casa. Não tomar drogas é considerado anormal na nação crusty. Faz sentido: eles não ligam para saúde, vivem para o momento e papo antidrogas é papo exatamente da sociedade que eles deixaram para trás. Haxixe é universal, com maconha aparecendo de vez em quando. Acido é um must, porque é barato e dura várias horas. Speed e ecstasy também são populares. Nas cidades, existe também um bom número de crusties viciados em heroína. As bebidas preferidas são cidra e cerveja forte.

POLÍTICA
A rejeição a tudo é uma atitude política em si. Mas a maioria dos crusties não se importa com o que acontece e deixa de acontecer. É mais aquela visão simples de "nós" contra "eles" (a polícia, o governo etc.). Existem os politizados, geralmente envolvidos em grupos ambientalistas tipo Greenpeace (um núcleo crusty nasceu do acampamento ecologista que passou anos plantado em frente à base nuclear inglesa de Greenham Commom) ou anti-fascistas com a Anti-Fazi League.

RELIGIÃO
Nada de religiões tradicionais. A filosofia espiritual é totalmente new age: simplicidade, consciência terrestre etc. Coisas místicas (pirâmides, cristais, astrologia) ou exóticas (budismo, Hare Krishna, shamanismo) despertam o interesse também. Stonehenge, na Inglaterra, o misterioso círculo de pedras supostamente erguido pelos druidas, é um ponto obrigatório da nação crusty.

Texto Anterior: Ingleses reprimem movimento
Próximo Texto: Gosto musical é muito eclético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.