São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ozires cita mau uso do tempo

DA REDAÇÃO

Para Ozires Silva, diretor-superintendente da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), um dos maiores desperdícios no Brasil é o mau uso do tempo, a utilização indevida dos ativos e equipamentos em geral. "Isto faz com que percamos as oportunidades de termos custos mais reduzidos", diz.
Entre os aspectos que devem ser avaliados para reduzir o desperdício no país ele cita a cultura da população, a eficiência da sociedade em geral e a escolha da tecnologia adequada.
Ozires afirma que, quando se discute tecnologia, é preciso pensar em economia, não só em economia como ciência, mas no substantivo economia. Ele defende a economia dos insumos necessários à produção.
"É necessário também questionar nossa capacidade de selecionar o que deve ser aplicado na produção, de acordo com o objeto e o objetivo que se têm em mente", diz. Ele cita como exemplo clássico de inadequação da tecnologia escolhida o investimento dos japoneses em supercomputadores na década de 70. "O desenvolvimento correu no sentido inverso. Hoje, o mundo é dos microcomputadores", diz.
No Brasil, diz, há muitas críticas quanto à ineficiência dos programas de desenvolvimento científico e tecnológico, agravada pela situação econômica, os juros altos e a dificuldade de adquirir tecnologias importadas, o que depende de autorização do governo. "Esta ineficiência é um desperdício caro, já que a geração de tecnologia utiliza o que há de melhor no país em termos de matéria-prima, material e humana."
Ozires acha que temos também que pensar na eficiência da sociedade de modo geral, reavaliar nossa cultura, nível de educação. "Publiquei recentemente artigo na Folha em que lembrei a Lei de Pareto, pensador italiano morto em 1924. Ele diz que o nível de renda e a distribuição de renda são decorrentes de dois únicos fatores: a cultura e a eficiência da sociedade. Temos que prestar atenção na formação, na educação de nosso povo", conclui.

Texto Anterior: Abukater quer conscientização
Próximo Texto: Agricultura perde US$ 1,5 bilhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.