São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teutônia tem só 34 analfabetos

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O município de Teutônia (RS) praticamente erradicou o analfabetismo. Dos cerca de 20 mil habitantes, há somente 34 adultos analfabetos, segundo o prefeito Elton Klepker (PPR), 65. O programa de erradicação do analfabetismo começou na década de 80. Quem se dispusesse a aprender a ler e escrever ganhava uma cesta básica. Também recebia prêmio quem indicasse um adulto analfabeto. "Eles tinham vergonha e se escondiam", lembra Klepker, que era prefeito na época e voltou ao cargo ano passado.
Conforme Klepker, há 4,5 mil alunos em Teutônia estudando em 14 colégios comunitários (mantidos basicamente pelos pais), oito municipais e três estaduais. Ele diz que não há criança analfabeta e nem fora da escola na cidade. Na primeira gestão do prefeito (83/88), Teutônia tinha cerca de 14 mil habitantes. Para facilitar a alfabetização de adultos, os professores chegavam a ir às casas deles para ensinar.
A prefeitura ajuda na manutenção das escolas comunitárias e subvenciona o transporte escolar para os alunos que necessitam de ônibus urbanos.

Texto Anterior: Em Pomerode, conselho fiscaliza os pais
Próximo Texto: Presidente convida Hargreaves a voltar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.