São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suco falso e pastel sem recheio enganam cliente

ADRIANE GRAU
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura estima que 90% dos ambulantes em São Paulo são clandestinos. Isto significa que a grande maioria não se submete a qualquer tipo de fiscalização. Para não ser enganado, o consumidor deve ficar atento.
Um dos golpes mais frequentes é o do churrasco grego. No centro, é possível comprar um sanduíche, feito com carne de segunda, por CR$ 100,00 e ainda ganhar de graça um suco. Segundo o engenheiro Fernando Zagatti, 44, da Administração Regional da Sé, esses sucos são em geral uma mistura de água, anilina e açúcar, sem qualquer valor nutritivo.
Já a má qualidade da carne tem um motivo: a gordura serve para "dar liga" aos bifes aglomerados e assados pelo calor de uma resistência. Na hora de servir, novo truque: o pão é cortado só até a metade e isso dá a impressão de estar bastante recheado.
Nos semáforos, a oferta de chocolates costuma ser vantajosa porque os produtos estão vencidos e foram retirados das prateleiras dos supermercados.
Os pipoqueiros têm um truque mais antigo que a profissão: o saco de papel não é aberto completamente e o fundo fica vazio. No pastel, o que parece ser vantagem não é. O cliente se anima com o tamanho da massa, mas não vê que o recheio não cresceu na mesma escala.

Texto Anterior: 'Rei' do churrasco é japonês
Próximo Texto: Saiba onde eswtão e quais são os segredos dos melhores ambulantes da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.