São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desastres perseguem ricos da Califórnia

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O vale de San Fernando, centro do terremoto de ontem, abriga algumas das comunidades mais ricas dos EUA e tem sido vítima de diversos desastres naturais nos últimos anos, inclusive as centenas de incêndios espalhados por ventos fortes e secos no final do ano passado.
O vale, de 670 km2, é formado pelas montanhas de San Gabriel, Santa Susana e Santa Monica e pelas colinas de Simi. O rio Los Angeles corre ali. Entre as cidades do vale estão Malibu, Encino, San Fernando, Studio City, North Hollywood e Woodland Hills.
Não se teve notícia ontem de pessoas famosas terem perdido suas casas, como ocorreu durante os incêndios de outubro e novembro passados, quando os atores Charles Bronson, Sean Penn, Bruce Willis tiveram suas casas, no valor de US$ 10 milhões cada, pelo menos parcialmente destruídas.
Mas várias casas e iates de US$ 1 milhão cada foram destruídos ontem e muitos outros prédios estão ainda ameaçados, pois, como explicam sismologistas, as construções podem ter suas estruturas abaladas pelo terremoto principal e cair depois dos "espasmos" que se seguem a ele.
Os efeitos do terremoto foram sentidos pelos ricos e famosos de Los Angeles. A região de compras mais cara dos EUA, a Rodeo Drive, em Beverly Hills, teve muitas vitrines destruídas. Várias lojas não abriram ontem, um feriado nacional que em geral atrai grande clientela para o comércio.
Um revendedor de automóveis Ferrari teve prejuízos com vidros dos seus carros em exposição quebrados. O hotel Beverly Wilshire, um dos mais elegantes e caros de Los Angeles, estava sob suspeita de ter tido suas estruturas abaladas e a gerência tentava realocar seus hóspedes em outros hotéis de cinco estrelas da cidade.
O vale de San Fernando começou a ser procurado por celebridades que buscavam fugir da badalação de Beverly Hills e Los Angeles no final dos anos 40. Malibu, nas encostas da montanha de Santa Monica, é considerada a mais chique das comunidades da região. Centenas de casas foram destruídas ali nos incêndios de novembro.
Outras áreas de moradores de classe média alta têm sido atingidas por desastres naturais na Califórnia nos últimos anos. Em 1991, 4.000 casas foram destruídas e 26 pessoas morreram em Oakland, na Grande San Francisco, nos incêndios provocados pelo clima seco. (CELS)

Texto Anterior: Trotes atrapalham TV CNN
Próximo Texto: Emissora socorre hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.