São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curto em transformador causou blecaute

DA REPORTAGEM LOCAL

As sete horas de blecaute na avenida Paulista, anteontem, foram provocadas por um curto-circuito no transformador subterrâneo instalado sob o edifício número 967. Segundo a Eletropaulo, o defeito foi detectado à 1h20 de ontem, quando o fornecimento de energia estava restabelecido na região havia nove horas, através de um esquema de emergência.
Segundo o diretor de distribuição da Eletropaulo, Rafael Murolo Filho, o curto-circuito, de origem desconhecida, não foi suportado pelo disjuntor (mecanismo de neutralização das sobrecargas) e atingiu o sistema de distribuição Ibirapuera. Essa rede fornece energia para 20 mil consumidores na região da Paulista, de pequenos apartamentos a grandes prédios de escritórios. Calcula-se que 500 mil pessoas tenham sido afetadas.
O curto-circuito provocou a desativação de quatro cabos que ligam o transformador ao sistema Ibirapuera. "Nos últimos 30 anos não há registro de desativação de quatro circuitos ao mesmo tempo", disse Murolo, que qualificou o acidente como "fortuito". Segundo ele, a média de interrupção do fornecimento de energia na região afetada –incluindo as interrupções para manutenção- limita-se a 20 minutos por ano.
"Não há como responsabilizar a Eletropaulo pelo ocorrido já que não há como prever acidentes como este", afirma Murolo. Ele diz não acreditar que a Justiça possa dar parecer favorável às empresas que ameaçam processar a Eletropaulo. Segundo ele, a demora no restabelecimento se deve ao "extremo cuidado" recomendado aos técnicos nessas situações.
"Qualquer precipitação pode causar graves danos ou mesmo colocar vidas em risco." O engenheiro lembra um episódio acontecido há mais de dez anos, na rua Riachuelo (região central), quando explosões provocaram a morte de uma pessoa e danos materiais no momento em que se tentava restabelecer o fornecimento.
A Eletropaulo envolveu anteontem 200 homens para detectar o defeito na rede, dos quais 150 percorreram edifícios e redes subterrâneas. O transformador defeituoso foi isolado e o circuito normal de distribuição foi religado às 4h de ontem, em substituição ao sistema de emergência. Previa-se a substituição do transformador defeituoso na madrugada de ontem, com interrupção de energia apenas no prédio 967 até a manhã de hoje.

Texto Anterior: Empresas devem reagir à medida
Próximo Texto: Barraco desaba e mata moradora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.