São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
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Coca-Cola lidera ranking das cem marcas na Europa

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Coca-Cola é o produto mais vendido na Europa. O refrigerante encabeça o ranking das cem marcas que dominam as gôndolas no continente. Seu faturamento de US$ 3,8 bilhões supera a soma dos segundo e terceiro colocados –o detergente Ariel e a fralda Pampers, que pertencem à Procter & Gamble, outra companhia de origem norte-americana.
Trinta e cinco por cento das marcas que aparecem na lista, apurada pela Nielsen Internacional, são também comercializadas no Brasil. É resultado da escalada de globalização do marketing. Uma mesma cesta de produtos já podia ser consumida em 15 países muito antes que a expressão União Européia fosse consagrada.
Apesar disso, algumas marcas regionais mantêm influência. O produto mais vendido na França, por exemplo, é o iogurte Danone.
A posição da Coca-Cola é reforçada pela presença, no ranking, das co-irmãs Fanta (9.º) e Sprite (35.º). A arqui-rival Pepsi ocupa modesta 24.ª posição.
Omo, 34.ª da lista, lidera as vendas de sabão em pó na Austria, Suíça, Bélgica, Finlândia, França e Brasil. Suas vendas alcançam US$ 375 milhões na Europa. Nenhuma outra marca, nos últimos três anos, alcançou índice de memorização tão elevado no mercado brasileiro. É citada por nove entre dez consumidores brasileiros no "Top of Mind", levantamento do Datafolha.
Três anos após ser lançado, o aparelho de barba Sensor –que só chegou ao Brasil em janeiro de 1993– conquistou 37,2% de participação e ajudou a Gillette a abocanhar 68,3% do mercado de lâminas, estimado em US$ 200 milhões no ano passado.

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