São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994 |
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Coca-Cola lidera ranking das cem marcas na Europa
NELSON BLECHER
Trinta e cinco por cento das marcas que aparecem na lista, apurada pela Nielsen Internacional, são também comercializadas no Brasil. É resultado da escalada de globalização do marketing. Uma mesma cesta de produtos já podia ser consumida em 15 países muito antes que a expressão União Européia fosse consagrada. Apesar disso, algumas marcas regionais mantêm influência. O produto mais vendido na França, por exemplo, é o iogurte Danone. A posição da Coca-Cola é reforçada pela presença, no ranking, das co-irmãs Fanta (9.º) e Sprite (35.º). A arqui-rival Pepsi ocupa modesta 24.ª posição. Omo, 34.ª da lista, lidera as vendas de sabão em pó na Austria, Suíça, Bélgica, Finlândia, França e Brasil. Suas vendas alcançam US$ 375 milhões na Europa. Nenhuma outra marca, nos últimos três anos, alcançou índice de memorização tão elevado no mercado brasileiro. É citada por nove entre dez consumidores brasileiros no "Top of Mind", levantamento do Datafolha. Três anos após ser lançado, o aparelho de barba Sensor –que só chegou ao Brasil em janeiro de 1993– conquistou 37,2% de participação e ajudou a Gillette a abocanhar 68,3% do mercado de lâminas, estimado em US$ 200 milhões no ano passado. Texto Anterior: Denúncias esquecidas Próximo Texto: Evian vence Perrier na disputa das águas Índice |
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