São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Evian vence Perrier na disputa das águas
NELSON BLECHER
A fortuna da Evian, cujo engarrafamento supera a marca de um bilhão de litros a cada ano, deve-se ao marquês de Lessert que, em 1789, afirmou ter se curado de pedra no rim ao beber água da fonte de Santa Catarina, em Cachat. A Perrier, que pertence à Nestlé e é conhecida como o "champagne das águas", iniciou sua carreira de sucesso em 1905, quando a onte abastecedora de Vergeze, no sudeste da França, foi descoberta por John Harmsworth, um turista inglês. A Perrier foi a primeira água mineral com gás a penetrar nos redutos yuppies, na década passada, e a persuadir os consumidores britânicos que o produto francês é diferente do que sai da torneira, segundo a publicação "Checkout". Suas vendas atingem US$ 270 milhões. Em 1993, foram investidos US$ 60 milhões em campanhas na Inglaterra e outros 13 países, além do patrocínio de tenistas como Gabriella Sabatini e Monica Seles. Para estabelecer o ranking, a Nielsen informa ter examinado o desempenho de cem mil produtos. O levantamento demonstrou a força de conglomerados como Unilever, Procter & Gamble e Kraft, cujas marcas ocupam posição de destaque na lista. Algumas empresas de origem familiar também foram destacadas. É o caso da italiana Parmalat, fundada em 1961 e sob controle do clã Tanzi, que também investe em comunicações, aviação e patrocínio de esportes. No Brasil, tem negócios com o Palmeiras. Líder em vendas de leite longa vida (faturamento anual de US$ 340 milhões), a Parmalat ocupa a 45.ª posição no ranking. (NB) Texto Anterior: Coca-Cola lidera ranking das cem marcas na Europa Próximo Texto: Supermercado Gigante é vendido Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |