São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
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Evian vence Perrier na disputa das águas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Engana-se quem imagina que a festejada Perrier é a água predileta dos europeus. Com vendas de US$ 325 milhões, a Evian, também de origem francesa, ocupa a 50.ª posição, ou seja, 15 degraus a frente da concorrente no ranking dos produtos mais vendidos na Europa.
A fortuna da Evian, cujo engarrafamento supera a marca de um bilhão de litros a cada ano, deve-se ao marquês de Lessert que, em 1789, afirmou ter se curado de pedra no rim ao beber água da fonte de Santa Catarina, em Cachat.
A Perrier, que pertence à Nestlé e é conhecida como o "champagne das águas", iniciou sua carreira de sucesso em 1905, quando a onte abastecedora de Vergeze, no sudeste da França, foi descoberta por John Harmsworth, um turista inglês.
A Perrier foi a primeira água mineral com gás a penetrar nos redutos yuppies, na década passada, e a persuadir os consumidores britânicos que o produto francês é diferente do que sai da torneira, segundo a publicação "Checkout". Suas vendas atingem US$ 270 milhões.
Em 1993, foram investidos US$ 60 milhões em campanhas na Inglaterra e outros 13 países, além do patrocínio de tenistas como Gabriella Sabatini e Monica Seles.
Para estabelecer o ranking, a Nielsen informa ter examinado o desempenho de cem mil produtos. O levantamento demonstrou a força de conglomerados como Unilever, Procter & Gamble e Kraft, cujas marcas ocupam posição de destaque na lista.
Algumas empresas de origem familiar também foram destacadas. É o caso da italiana Parmalat, fundada em 1961 e sob controle do clã Tanzi, que também investe em comunicações, aviação e patrocínio de esportes. No Brasil, tem negócios com o Palmeiras.
Líder em vendas de leite longa vida (faturamento anual de US$ 340 milhões), a Parmalat ocupa a 45.ª posição no ranking. (NB)

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