São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros reais, única certeza

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

Apesar da demissão do diretor de Política Monetária do BC, Francisco Pinto, fevereiro começa com uma certeza: a taxa-over do dia 1º ao dia 7 será de 60,25%, projetando para o mês ganho efetivo de 43,03%, capaz de suportar uma inflação de até 40,98%, mantido o juro real de 1,46% estimado para janeiro. E esta certeza parece ser a única do mês.
Há muita dúvida sobre a rota do over depois do dia 7. A transição de fevereiro para março exigirá tecnicamente, se a inflação de março não explodir, um declínio do over, pois se passará de um mês com 18 dias úteis para outro com 22. E se o mercado estiver certo em sua expectativa inicial de uma inflação de 39,5% em fevereiro, fará uma torcida ativa (derrubando os juros dos CDB) para a queda do over.
Embora o mercado espere uma inflação mais baixa em fevereiro, ainda não é hora de imobilizar o caixa em ativos prefixados. Prefira as aplicações indexadas ao CDI-OVER, como os fundos de commodities DI e os fundos carteira livre de ações com posições travadas (rendem o CDI na alta ou na baixa das bolsas).

Texto Anterior: URV diminui risco de dívidas em dólar
Próximo Texto: SFH pode exigir salário até US$ 4.250
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.