São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

32% acham Itamar ótimo ou bom

A Popularidade do presidente é menor nos Estados onde o desempenho de Lula nas pesquisas é melhor
De carona no Plano Real, o presidente Itamar Franco comemora hoje dois anos de governo em lua-de-mel com população. Ele está a apenas 90 dias de deixar o cargo..
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em todo o país, mostra que 32% consideram o governo Itamar "ótimo/bom" e 49% que classificam a gestão como "regular".
Mas as pesquisas são claras: a popularidade de Itamar está atrelada ao Plano Real, do seu ex-ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (PSDB), líder das pesquisas de intenção de voto.
Itamar já tomou a primeira decisão: vai descer a rampa do Planalto e entregar a faixa ao presidente eleito no dia 3 de outubro- ou 15 de novembro, se Luiz Inácio Lulla da Silva (PT) conseguir levar a disputa para o segundo turno.
Até ontem, o presidente só tinha usado a rampa para receber a seleção tetracampeã do futebol, em julho, e em cerimônias diplomáticas.
Nem as greves do último mês estão abalando o humor do presidente. Itamar mostra-sepreocupado, mas sem qualquer desespero. E tem dado a seguinte orientação: cada ministro que administre e problema em sua área.
A popularidade é tão atrelada ao Plano Real e ao desempenho do candidato FHC que Itamar tem nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, e no Distrito Federal, as maiores taxas de reprovação.
Essas são exatamente as unidades da federação onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT), crítico do Plano Real, tem melhor desempenho.
No total, em agosto a pesquisa de avaliação dava um percentual de aprovação de 83%. Em relação à de setembro, Itamar perdeu cinco pontos percentuais na classificação "ótimo/bom" –baixou de 37% para 32%–, mas subiu três pontos no "regular –de 46% para 49%.
Há um ano, quando fazia o primeiro aniversário do "espólio" recebido por Collor –como costuma chamar o governo de seu antecessor–, Itamar amargava momentos de desgaste político.
Fim de mandato
"No fim do mandato, você só sente o vento bater a porta", disse no final do ano passado. Naquele momento, era considerado "ruim ou péssimo" por 41% da população, segundo o Datafolha.
Depois do real, a rejeição ao seu governo caiu para 13%. Mesmo assim, o presidente ainda brinca que tem uma garrafa de café no gabinete, para se prevenir contra o risco de não ser atendido nem pelos garçons do Planalto, nos últimos dias no governo.
Em 93, num desabafo, disse que desejava que o 1º de janeiro da posse do novo presidente fosse já em 94. "Que bom se fosse logo agora", afirmou.

Texto Anterior: Reservas e inflação contrastam com 89
Próximo Texto: Itamar se despede 'firme em sua tristeza'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.