São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa líquida fica em 3,08%

Os fundos de commodities registraram rentabilidade bruta de 3,56%, em média, no mês de setembro. Os cálculos foram feitos pela Folha com base em dados da Anbid.
A rentabilidade líquida, para saque em 4 de outubro, ficará em 3,08% porque os fundos de commodities são tributados em 25% sobre o rendimento que supera a variação da Ufir no período da aplicação. A poupança deu 2,95%.
Estas estimativas não consideram os efeitos indiretos do IPMF, que atingem todas as aplicações, em especial o CDB, que precisa ser renovado a cada 30 dias. CDBs e fundos de renda fixa pagam 30% de IR sobre o que excede a Ufir.
Num exemplo de aplicação no mês fechado, como o de setembro, as novas regras de tributação não têm influência. Teriam tido em agosto, quando a Ufir variou 5% e o rendimento bruto dos fundos ficou abaixo disso. O IOF faria a função do IR na taxação.

Texto Anterior: Técnica vitoriosa
Próximo Texto: Eleição e desafio das reformas no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.