São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional experiente deve mostrar essência da carreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Profissionais com longa experiência em cargos gerenciais e administrativos devem se preocupar, ao fazer o currículo, em mostrar a essência da carreira, resumindo suas conquistas e realizações.
Muitos, no entanto, preferem descrever em detalhes toda sua trajetória educacional e profissional –o que acaba deixando o currículo extenso e de difícil leitura.
Foi o que ocorreu com o executivo Ingo Karl Ledebur, que redigiu um currículo de oito páginas –a maioria dos consultores em recursos humanos recomenda o máximo de três páginas.
"Há excesso de informações desnecessárias, prejudicando a objetividade", avalia Ana Maria Miralla, 43, consultora de recursos humanos da Kienbaum Consultoria Empresarial.
A consultora recomenda melhor definição das responsabilidades e realizações concretas no lugar das descrições de funções desempenhadas (veja fac símile e análise do currículo no quadro ao lado).
Para Miralla, é possível traçar o seguinte perfil do candidato: executivo da área comercial, com cerca de 50 anos de idade, com visão global de negócios, bem relacionado com entidades e órgãos governamentais no Brasil e exterior.
Uma descrição desse tipo pode ser usada no início do currículo para orientar o selecionador.
Esse perfil, segundo a consultora, pode ser adequado a atividades de representação comercial de empresas multinacionais ou às áreas de marketing e vendas de empresas que se preparam para atuar no Mercosul.
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Quais os direitos do empregado 'inventor'?
Próximo Texto: Secretárias ganham poder de decisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.