São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judeus dos EUA estão em crise

The Wall Street Journal
De Nova York

DE NOVA YORK

Para os judeus de Israel, a paz está chegando, depois de muito tempo. Mas, para os judeus dos EUA, os problemas só estão começando, diz reportagem do"Wall Street Journal", assinada por Amy Dockser Marcus.
Agora que a crise da sobrevivência do Estado de Israel parece ter sido superada, diz o "WSJ", alguns judeus dos EUA se encontram em crise de identidade.
A vitalidade da comunidade judaica americana sempre pôde ser medida pelas campanhas de arrecadação de fundos, por exemplo.
Ao se concentrar apenas em Israel, ela deixou de construir uma religião forte e unificada dentro de casa. "Encontramos o inimigo: somos nós", diz ao "Journal" Barry Schrage, das Filantropias Combinadas de Boston.
A chance de paz em Israel – até então sem precedentes – faz com que o país se vire para si mesmo, distanciando-se mais dos EUA.
Segundo o "Wall Street", já se fala em forjar uma identidade judaica com novo "sabor": aulas de hebraico nas escolas, para enfatizar a importância dos judeus americanos na história dos EUA.

Texto Anterior: Americanos fabricam os seus tênis em toda parte
Próximo Texto: Os Roosevelt foram casal feliz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.