São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'PT vai ter peso no 2º turno'

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato a vice-presidente pelo PT, Aloizio Mercadante, considera que seu partido deve ter uma ``participação ativa" nos Estados em que houver segundo turno, mesmo onde o partido seja derrotado e qualquer que seja o resultado da eleição presidencial.
Na tarde de ontem, Mercadante disse à Folha que o ``PT será o fiel da balança onde a eleição não foi decidida no primeiro turno".
O vice petista disse também que o partido tem que rever sua posição sobre a política de alianças estaduais adotada para o primeiro turno das eleições deste ano.
Pouco antes, a mesma posição havia sido defendida por Rui Falcão, presidente nacional do partido e candidato a deputado estadual.
``O PT vai indicar apoio onde houver nova votação, desde que haja compromisso programático", disse o candidato.
Falcão não descartou nem mesmo o apoio a Francisco Rossi (PDT) contra Mário Covas em um eventual segundo turno na disputa pelo governo de São Paulo.
Mercadante avalia que ``ainda é muito cedo" para comentar seu futuro político.
``Ainda não sabemos o resultado das eleições. Precisamos fiscalizar a apuração, principalmente das eleições proporcionais, que têm um sentido estratégico."
Na ``possibilidade de uma derrota de Lula", o vice petista diz que vai voltar a sua profissão de professor universitário. O candidato afirmou, no entanto, que não vai abandonar as viagens pelo país que vem fazendo desde 1989.
``Isso é fundamental para completar o processo de construção da democracia e formação política do país", diz. Mercadante ficou 20 minutos na fila de votação do Colégio Santa Clara, no Sumarezinho, zona oeste de São Paulo.
O candidato votou às 8h55, acompanhado da mulher, Regina, e dos filhos, Pedro e Mariana. Não foi abordado por eleitores.
Depois de votar, Mercadante foi para São Bernardo, onde deu coletiva com Lula no Pampas Hotel. Em seguida, assistiu seu companheiro de chapa votar no Jardim Lavínia, bairro de São Bernardo.

Texto Anterior: Herdeiros disputam comando
Próximo Texto: Vicentinho quer Lula 'sensível'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.