São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney defende ministério de notáveis

GUSTAVO PATU
ENVIADO ESPECIAL A MACAPÁ

O senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) disse ontem que Fernando Henrique Cardoso deve compor seu ministério com ``os melhores e mais capazes", ao invés de aceitar indicações políticas.
A declaração de Sarney coincide com uma tese da cúpula tucana: eleito no primeiro turno, FHC deveria formar um ministério de ``notáveis", retirando o peso dos aliados PFL e PTB do governo.
Sarney esclareceu que não está defendendo uma equipe de governo acima dos partidos. ``Os mais capazes estão em partidos", disse.
``Eu não vou indicar ninguém e o Fernando Henrique não deveria aceitar indicação de partido nenhum", afirmou, após votar, ontem pela manhã, em Macapá.
Apesar das declarações, a própria coordenação da campanha de FHC prevê que o grupo político de Sarney tenha grande peso no futuro governo, por reunir nomes do PMDB, PFL e siglas menores.
Parte do PFL articula a candidatura de Sarney à presidência do Senado e do Congresso. Seria a forma de consolidar a força do partido no Legislativo, por onde passarão as reformas mais importantes pretendidas por FHC.
Com esta estratégia, Sarney atrairia o apoio de parte do PMDB às reformas no Congresso.
``O PMDB deve apoiar o governo e a reforma da Constituição, até para dar continuidade ao Plano Real", disse Sarney ontem. ``Quando eu fui presidente, avisei que essa Constituição tornaria o país ingovernável".
No Amapá, Sarney apóia a candidatura de Salomão Alcolumbre (PMDB) ao governo do Estado, que pode perder já no primeiro turno para João Alberto Capiberibe (PSB), ex-prefeito de Macapá.
Sarney acompanhou Alcolumbre ontem pela manhã, quando o candidato votou em uma escola de Macapá. Na escola, os dois se encontraram com outro candidato ao governo do Estado, o senador Jonas Pinheiro (PTB), e o cumprimentaram.
O grupo político de Sarney se prepara para apoiar Pinheiro, caso este chegue ao segundo turno contra Capiberibe.

Texto Anterior: Petistas vaiam candidato do PL
Próximo Texto: Alencar e Garotinho buscam alianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.