São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame antidoping revolta os chineses

Teste foi feito antes da competição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Nadadores e técnicos de natação da China manifestaram ontem aborrecimento por causa do exame antidoping realizado de surpresa em recordistas da equipe chinesa da modalidade.
Os atletas –três homens e dez mulheres– foram submetidos a testes pela Federação Internacional de Natação (Fina) três dias antes do início dos Jogos Asiáticos no Japão.
``Estamos surpresos, porém isso nos deixa indiferentes já que não temos nada a temer", afirmou uma das nadadoras chinesas que estão em Hiroxima, no Japão.
Todos os chineses ganhadores de medalha no recente Campeonato Mundial de Roma –a China venceu com 26 medalhas e cinco recordes mundiais– foram selecionados para o teste.
O técnico da seleção chinesa, Chen Yunpeng, deixou evidente sua irritação com as constantes suspeitas de uso de doping levantadas contra sua equipe.
Yunpeng afirmou que o controle pode quebrar a concentração psicológica dos nadadores antes das provas dos Jogos Asiáticos. O controle da Fina deve envolver também equipes de outros países.
Ao término do Mundial de Roma, 18 técnicos de distintos países emitiram um comunicado exigindo da Fina uma política antidoping mais severa.
A entidade informou que os 169 exames efetuados durante o Mundial de Roma, que incluíram todos os ganhadores de provas, foram negativos.

Texto Anterior: Público decepciona durante a primeira fase do Mundial
Próximo Texto: Regulamento dá liderança isolada para os paulistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.