São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britto reavalia apoio de FHC no RS

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, Antônio Britto, disse ontem que sua declaração de apoio ao virtual presidente eleito Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pode ter sido prejudicial à sua votação.
``Minha opção por Fernando Henrique pode ter trazido algum prejuízo eleitoral", disse.
A pequena margem de diferença do índice de Britto (41%) contra a soma dos índices dos adversários (44%), conforme a boca-de-urna do Datafolha, poderia ser atribuída ao prejuízo.
O apoio de FHC, em vez de um reforço, pode ser um problema para Britto, na hipótese de haver segundo turno no Estado.
No Rio Grande do Sul, segundo projetou a pesquisa de intenção de voto do Datafolha, FHC perderia para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será o principal cabo eleitoral do petista Olívio Dutra, em caso de segundo turno na eleição gaúcha.
Confiante na realização do segunto turno, Dutra disse ontem que Lula ``certamente estará" no Rio Grande do Sul para apoiá-lo.
Britto começou a cair nas pesquisas depois da declaração de apoio ao virtual presidente eleito.
O apoio de Britto ao tucano foi um ato preparado por algum tempo que, por ironia, aconteceu simultaneamente ao momento mais crítico da campanha de FHC –o episódio envolvendo as declarações do então ministro da Fazenda Rubens Ricupero, no início de setembro.
Sucesso do Real
Um eventual apoio de FHC a Britto em um suposto segundo turno também dependeria do desempenho do Plano Real no futuro próximo. O apoio não seria bem-vindo se a economia começasse a apresentar problemas.
Outro fator que deverá ser levado em conta pelo PMDB-RS é o voto de contestação ao poder central, uma tradição do eleitorado gaúcho.

Texto Anterior: PSDB quer apoio do PT em Minas
Próximo Texto: Plano Real nasceu como 'Projeto Manhattan'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.