São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade no RJ antecipa apuração

DA REPORTAGEM LOCAL

A apuração dos votos no país começou pelo município de Miracema (270 km do Rio, na região noroeste do Estado). Sem ordem do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a juíza Valdeci Lopes Pinheiro abriu a única urna da cidade e contou os votos ainda na noite de anteontem.
A decisão da juíza surpreendeu a cúpula do TRE-RJ, cuja determinação era a de que o início da apuração ocorresse às 8h de ontem, junto com o resto do país.
``Foi uma desobediência", disse o desembargador Genarino de Carvalho, que preside a comissão de apuração do TRE.
Apesar disso, o tribunal não planeja impugnar a urna. O TRE só analisará a questão caso algum candidato entre com recurso. Até o fim da tarde, ninguém havia protestado.
A juíza não explicou ao TRE o motivo da antecipação. Também não informou quantos votos foram apurados, nem quais os candidatos escolhidos.
A apuração foi inaugurada oficialmente em Brasília pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sepúlveda Pertence. O primeiro voto apurado foi para Lula (PT).
Os mesários levaram perto de dois minutos para abrir a urna porque o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Paulo Evandro de Siqueira, esqueceu a chave.
Ao ver a dificuldade, o corregedor-geral eleitoral, ministro Flaquer Scartezzini, ironizou: "Está difícil porque esta urna é realmente inviolável".
Em São Paulo, o primeiro voto apurado, às 8h na 1ª zona (Vila Mariana e Bela Vista), foi para Lula, José Serra e Luiza Erundina.
A primeira urna levou quatro horas para ser apurada. Otávio Henrique de Souza Lima, Juiz titular da 1ª zona, esperava que o tempo médio gasto em casa urna caísse para duas horas.
Os resultados finais devem começar a ser oficialmente divulgados pelo TRE-SP na noite de amanhã, disse Souza Lima

Texto Anterior: Plano Real nasceu como 'Projeto Manhattan'
Próximo Texto: Tuma pai tira os votos de Tuma filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.