São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povoado faz `novena da chuva'

EDMILSON ZANETTI
DA FOLHA NORTE

A seca prolongada fez ressurgir no norte do Estado uma corrente que pede ajuda divina para que comece a chover na região.
Moradores do povoado de São Luiz do Japiúba, distrito de General Salgado (548 km a noroeste de São Paulo), encerraram esta semana a segunda ``novena da chuva".
Sem sucesso. Não chove desde abril. Como no resto da região, o gado está morrendo de fome e os lavradores, perdendo a lavoura.
Durante nove dias, crianças e mulheres percorreram 1 km a pé carregando garrafas com água para ser despejada em uma cruz.
O horário escolhido pelos fiéis para a saída da procissão é o mais quente, 13h. Eles explicam que a procissão precisa ter o sentido de penitência, senão não funciona.
A novena é um ritual adotado pelos católicos em que grupos de pessoas se reúnem para pedir, por orações, uma determinada graça.
Moradores mais antigos do lugar, acostumados a fazer novenas, dizem que a penitência não teve resultados porque não foi completa. A tradição diz que a procissão tem que ser percorrida com pés descalços. Só as crianças adotaram o ritual em Japiúba.
A ``novena da chuva" dividiu o povoado, formado por católicos e evangélicos de três igrejas. Enquanto durou, foi o principal assunto nos três bares do lugarejo.

Texto Anterior: Governo minimiza efeitos da seca em SP
Próximo Texto: Fogo queima 10% da Serra do Japi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.