São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo queima 10% da Serra do Japi

DA REPORTAGEM LOCAL E DAS REGIONAIS

Tanto agora como no mesmo período de 1993 foram registrados 1.660 focos de incêndio nas matas do Estado. Mas este ano a área queimada foi de 30 mil hectares e, no ano passado, 2.000 mil hectares. Os dados são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O maior incêndio deste ano torrou 10% da reserva da Serra do Japi. Em Cabreúva (70 km a noroeste de São Paulo), a fazenda Guaxinduva foi uma das propriedades mais atingidas pelo fogo.
O incêndio, entre os dias 19 e 28 de setembro, consumiu 550 dos 840 alqueires da fazenda. Do total da área queimada, 250 alqueires eram de plantação de eucaliptos.
O fogo também matou muitos animais. O funcionário Joaquim Pereira, 40, da Fazenda do Japi, em Jundiaí (60 km a noroeste de São Paulo), salvou um filhote de veado das chamas que atingiram as pastagens da propriedade.
Os incêndios mais graves do Vale do Paraíba aconteceram em São José do Barreiro (260 km de São Paulo) e Campos do Jordão (175 km de São Paulo).
Em Barreiro, o fogo destruiu 2.500 hectares de matas nativas e pastos. Metade da área é do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Em Campos, o fogo consumiu 140 hectares de matas do Parque Estadual. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não há previsão de chuvas pelo menos até a próxima terça.

Texto Anterior: Povoado faz `novena da chuva'
Próximo Texto: Campinas vive 78 dias de estiagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.