São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAO...; ...NO CÉU COM...; ...DIAMANTES

MAO...
Técnicos do observatório de Zijin, na China, avistaram um satélite científico chinês desaparecido há cerca de um ano. O satélite foi lançado no dia 8 de outubro de 1993 e carrega uma fotografia do dirigente comunista Mao Tse-tung.

...NO CÉU COM...
Oito dias depois de ter sido colocado em órbita, os cientistas chineses envolvidos no lançamento perderam o satélite de vista. O objetivo era trazê-lo de volta à Terra, para estudos científicos. De acordo com os técnicos do observatório Zijin, o satélite deve permanecer ainda 14 meses no espaço antes de cair sobre a Terra.

...DIAMANTES
Outro objetivo da missão era vender em um leilão internacional o retrato de Mao Tse-Tung durante as comemorações do centenário de seu nascimento, realizadas em 1993. Há 44 diamantes sul-africanos incrustados na moldura da fotografia. A Sociedade Astronômica da China pediu aos cientistas de Zijin que monitorem a trajetória do satélite até sua queda.

Texto Anterior: Supertolerância; Laços de família
Próximo Texto: Língua bifurcada orienta cobras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.