São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio Fachada divulga jurados

O Clube de Criação de São Paulo e a Revista da Folha estão promovendo o ``Prêmio Fachada", que pretende despertar os comerciantes para a aparência externa de suas lojas e o problema da poluição visual da cidade. A promoção foi idéia de Carlos Chiesa, presidente do clube.
Podem concorrer ao prêmio quaisquer lojas da cidade, até mesmo as que ficam dentro de shoppings, mas só valem fachadas já edificadas.
O júri é formado por seis arquitetos (Edson Musa, Henrique Cambiaghi, Gianfranco Vannuchi, José Eduardo Tibiriçá, Marcel Monacelli e Rogério Batagliese); um artista plástico (Guto Lacaz) e um publicitário (José Zaragoza, diretor de criação da DPZ).
Chiesa explica que a escolha do júri foi feita em conjunto com a Asbea, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
Cambiaghi, um dos vice-presidentes da Asbea, vê a importância do prêmio a médio prazo: ``À medida que a premiação se tornar uma constante, será uma referência". Segundo ele, o júri vai avaliar o prédio como um todo, ``como se fosse uma escultura", e também o contexto em que a construção se insere.
Lacaz classifica a iniciativa como feliz: ``Em uma cidade onde predominam o mau-gosto e o cafona, as pessoas que têm iniciativa de fazer uma coisa mais bonita e bem-acabada precisam ser reconhecidas". Para o artista, as fachadas paulistanas mais problemáticas são aquelas feitas em painéis de alumínio, que encobrem a arquitetura original dos prédios, e as descaracterizadas por reformas, que ele chama de ``frias".
Os lojistas interessados podem inscrever suas fachadas até o dia 31. As fachadas selecionadas receberão uma placa a ser afixada na loja.

Prêmio Fachada. Inscrições e informações: Clube de Criação de São Paulo. R. Treze de Maio, 596, Bela Vista, região central. CEP: 01327-000. Tel. 251-0766. Fax: 251-2625.

Texto Anterior: Questão de pele
Próximo Texto: Desenrole este novelo de lã!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.