São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
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Segundo turno atrapalha programação das emissoras

IVANI FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A eleição para governador está causando uma bela dor de cabeça na programação das emissoras de TV. Devido ao segundo turno, apenas alguns Estados continuarão com a propaganda eleitoral gratuita.
Nos restantes, livres de novas eleições, sobra uma lacuna de 30 minutos de programação a ser preenchida.
O novo horário político irá ao ar de 24 de outubro a 12 de novembro, com 15 minutos às 7h e 15 minutos às 20h.
O problema atinge principalmente as emissoras em rede nacional, caso da Globo, Manchete, SBT, Record e Bandeirantes.
A Globo ainda não definiu o que colocar no ar, mas deve seguir o mesmo padrão já usado no passado. Nas eleições de 92, por exemplo, a emissora aumentou o "Xou da Xuxa", de manhã, e o "Jornal Nacional", à noite, em um bloco.
A Manchete vai usar o mesmo subterfúgio. Desenhos animados de manhã e um bloco de 15 minutos a mais no "Manchete Esportiva" à noite.
O SBT fará diferente. Segundo seu diretor operacional de jornalismo, Ademar Dutra, a programação será a mesma para todo o Brasil. Nos Estados com segundo turno, no entanto, a emissora atrasa a programação e a coloca no ar 15 minutos depois.
A Bandeirantes e a Record ainda não tinham decidido o que fazer até o fechamento desta edição.
Ambas aguardavam a apuração de maior número de votos para ter uma idéia melhor da abrangência do problema.
Devido à sua programação híbrida, a CNT/Gazeta não enfrentará dificuldades. Parte de seus programas são produzidos em São Paulo pela Gazeta. O restante vem da CNT, em Curitiba, e é colocado no ar apenas quando há interesse.
A Cultura, que transmite apenas para o Estado de São Paulo, também não foi atingida pelo problema.
(Ivan Finotti)

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