São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994 |
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Land Rover muda para 95
JOSÉ CARLOS CHAVES
No Defender (mais espartano, destinado ao uso fora de estrada), nada mudou por fora. Já o Discovery (``sport-utility", misto de perua e jipe, mais confortável) traz grade mais estreita e faróis maiores, com design mais ``limpo". O pára-choque traseiro incorporou parte das lanternas. O que mais mudou foi a mecânica. Novo motor turbodiesel 2.5, de 111,3 cv, e novo câmbio (mais preciso e que ganhou finalmente ré sincronizada), para os dois modelos. A mola do pedal de embreagem também ficou mais macia. Custam de US$ 35.500 (Defender 90) a US$ 56.526 (Discovery). Ambos têm reduzida (engrenagem que aumenta força do motor) e bloqueio de diferencial (faz rodas girarem com mesma rotação). O ruído interno do Defender diminuiu (motor foi afastado da cabine), mas ainda é alto, e os comandos nem sempre são de fácil acesso. Apesar de mais afeito ao asfalto, nas trilhas o Discovery não faz feio, com a vantagem da suspensão mais macia. O jornalista José Carlos Chaves viajou a convite da Land Rover do Brasil Texto Anterior: Jaguar estréia novo XJ no Brasil Próximo Texto: 887 expositores de 35 países estão na feira; Pista de teste tem areia do Saara; Estão programados para o Mundial; Ferrari é uma das grandes atrações; Renault mostra 'F-1 para quatro pessoas'; Evento exibe carros famosos do cinema; Segurança e ecologia mobilizam fabricantes; Indústria prevê mais vendas em 94 Índice |
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