São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Land Rover muda para 95

JOSÉ CARLOS CHAVES
ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO BARREIRO (SP)

A britânica Land Rover apresentou a linha 95 Defender e Discovery no seu habitat natural: as trilhas. Veículos avaliou os jipes com tração nas quatro rodas, considerados os melhores do mundo desde 1948, na serra da Bocaina (SP).
No Defender (mais espartano, destinado ao uso fora de estrada), nada mudou por fora.
Já o Discovery (``sport-utility", misto de perua e jipe, mais confortável) traz grade mais estreita e faróis maiores, com design mais ``limpo". O pára-choque traseiro incorporou parte das lanternas.
O que mais mudou foi a mecânica. Novo motor turbodiesel 2.5, de 111,3 cv, e novo câmbio (mais preciso e que ganhou finalmente ré sincronizada), para os dois modelos. A mola do pedal de embreagem também ficou mais macia.
Custam de US$ 35.500 (Defender 90) a US$ 56.526 (Discovery).
Ambos têm reduzida (engrenagem que aumenta força do motor) e bloqueio de diferencial (faz rodas girarem com mesma rotação).
O ruído interno do Defender diminuiu (motor foi afastado da cabine), mas ainda é alto, e os comandos nem sempre são de fácil acesso. Apesar de mais afeito ao asfalto, nas trilhas o Discovery não faz feio, com a vantagem da suspensão mais macia.

O jornalista José Carlos Chaves viajou a convite da Land Rover do Brasil

Texto Anterior: Jaguar estréia novo XJ no Brasil
Próximo Texto: 887 expositores de 35 países estão na feira; Pista de teste tem areia do Saara; Estão programados para o Mundial; Ferrari é uma das grandes atrações; Renault mostra 'F-1 para quatro pessoas'; Evento exibe carros famosos do cinema; Segurança e ecologia mobilizam fabricantes; Indústria prevê mais vendas em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.