São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre petista é eleito deputado federal com apoio dos sem-terra

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Um padre foi eleito deputado federal pelo PT com 19.790 votos e não pretende pedir licença à Igreja Católica para exercer o mandato.
``Sou padre por convicção. Gosto do ministério e irei exercê-lo, mesmo na Câmara Federal", diz.
Gaúcho radicado no Paraná há oito anos, Roque Zimmerman, 54, tem sua base em Ponta Grossa.
Apoiado pelo Movimento dos Sem-terra do Paraná e ligado à corrente petista ``Unidade na Luta", ele disse que pretende contribuir para tornar o PT ``mais alegre, simpático e pragmático".
O Movimento dos Sem-Terra conseguiu reeleger outros dois representantes na Câmara, Adão Pretto (PT-RS) e Alcides Modesto (PT-BA), mas não teve sucesso na disputa por cargos majoritários.
Os deputados Pedro Tonelli (PT-PR) e Luci Choinacki (PR-SC) perderam a disputa pelo Senado, e Valdir Ganzer (PT-PA) não se elegeu governador.
Os principais articuladores da bancada ruralista também não tiveram sucesso nesta eleição. O deputado Aldo Pinto (PDT-RS) não se elegeu senador por seu Estado.
O deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), ligado à UDR, perdeu a disputa para o governo goiano. O deputado Otto Cunha (PPR-PR), líder da UDR, não se reelegeu.
O mesmo ocorreu com Fábio Meirelles (PPR-SP), ex-presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo. Líderes ruralistas como Victor Faccioni (PPR-RS), Vital do Rego (PDT-PB), Valdir Colato (PMDB-SC) e Waldir Guerra (PFL-MS) não se reelegeram.

Colaborou a Redação

Texto Anterior: Inocêncio já inicia articulação para se reeleger presidente da Câmara
Próximo Texto: Caminho de Quércia não é o meu, diz Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.