São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário médio é R$ 200,00

DA SUCURSAL DO RIO

O Hospital Municipal Souza Aguiar completa 84 anos de existência como o maior centro de atendimento de emergência da América Latina.
``Temos que escolher o caso mais grave e atender primeiro, porque não temos gente nem equipamentos para todo mundo", conta o médico Mauro Azevedo.
A prioridade no atendimento, segundo os médicos, é para crianças e pacientes mais graves, como os casos de traumatismos cranianos e ferimentos por arma de fogo.
O salário médio dos médicos é R$ 200. Eles ameaçaram pedir demissão coletiva e esperam um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde até quarta-feira.
No plantão de sexta para sábado, havia aproximadamente 20 médicos trabalhando. Segundo os cálculos da chefia do plantão, seriam necessários pelo menos 40. Não havia sequer um obstetra.
Apenas três dos 11 centros cirúrgicos funcionam. No plantão de sexta para sábado, os três estavam ocupados. Na emergência, um paciente esperava para ser operado.

Texto Anterior: Diminui procura pela urgência
Próximo Texto: Lipoaspiração exige cuidado antes e depois da operação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.