São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dá para franquear a limpeza de túmulos?

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Sempre dissemos, aos nossos alunos da FGV e da Franchising University, que dá para franquear tudo o que esteja nas Páginas Amarelas. Ou seja: em princípio, qualquer atividade empresarial (inclusive certas atividades sem fins lucrativos) pode ser franqueada. Se algo deve ser franqueado, depende muito mais da cultura da empresa e da cabeça do empresário que do negócio propriamente dito.
Nos EUA, tem gente franqueando até mesmo serviços de limpeza e manutenção de túmulos. Uma das empresas franqueadoras desse ramo é a Westland, de Massachussets, que opera desde 1987.
Na verdade, cada franquia da rede é apenas um escritório de vendas desses serviços, os quais são prestados pela própria franqueadora. O franqueado não paga royalties, mas recebe uma ``comissão" pelas vendas que fizer. Essa história de não cobrar royalties nos deixa em dúvida quanto à qualidade da franquia, mas vale mencioná-la aqui, em função do inusitado da coisa.
Em troca da taxa de franquia, o franqueado recebe da Westland: treinamento em vendas, manual de operações, software de gestão da franquia, sistema de gerenciamento de malas diretas, programas cooperativos de propaganda, marketing e relações públicas e, ainda, um projeto de padronização visual.
Não deixa de ser assustador que muitos dos clientes das franquias sejam pessoas que adquirem antecipadamente, para suas próprias campas, os planos de manutenção oferecidos pela empresa. O motivo? Medo que, depois da morte, a família se esqueça até mesmo de manter limpo o local do seu descanso eterno.
Dia 6 de dezembro acontece, em São Paulo, o 1º Congresso dos Ex-Alunos da Franchising University, com a presença de vários palestrantes estrangeiros. A idéia é que os quase 400 empresários e executivos que já participaram do curso possam reencontrar os colegas e também reciclar seus conhecimentos.
De olho no Mercosul e no tremendo potencial que o mesmo apresenta para a expansão das redes de franquias brasileiras, a Cherto & Rizzo Franchising formou uma aliança estratégica com o braço Argentino da Francorp, a maior consultoria de franchising do mundo.
E por falar em Argentina, os autores desta coluna estiveram há pouco dias em Buenos Aires, participando, como palestrantes, de uma Conferência Internacional de Franchising. Na ocasião, descobriram que a IBM Argentina, em associação com uma empresa de treinamento, criou uma rede de franquias de escolas IBM de informática. Uma grande sacada.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising.

Texto Anterior: Modelo sindical e negociação coletiva
Próximo Texto: Pela ética na OAB - 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.